Itinerário Formativo

O curso de mestrado profissional em educação profissional em saúde se organiza com os seguintes componentes curriculares:

Constituem o núcleo central da formação dos mestrandos e são as seguintes:

Educação Profissional no Brasil Contexto e Questões Atuais

Ementa: A especificidade da educação profissional como política da educação e do trabalho; quadro atual da Educação Profissional no Brasil; legislação e regulamentação da educação profissional na reforma dos anos de 1990 ao anos 2000; desafios governamentais e da sociedade civil na oferta e qualidade da educação profissional; currículo integrado na educação profissional em saúde: politecnia x pedagogia das competências; dualidade estrutural.

Equipe docente: Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini | Isabella Koster

Professores convidados: Anna Violeta Durão, André Elias Fidelis Feitosa (convidado - UFF), Francisco José da Silveira Lobo Neto, Ialê Faleiros, Rafael de Lima Bilio

Políticas de Educação e de Saúde

Ementa: Gênese e trajetória das políticas sociais no Brasil. Mudanças nas relações de poder no Brasil contemporâneo e as políticas sociais. Os sentidos das mudanças nas políticas de educação e saúde no Brasil de atual.

Equipe docente: Anakeila de Barros Stauffer | Marcela Alejandra Pronko | André Vianna Dantas

Economia da Educação e Concepções de Formação em Saúde

Ementa: A especificidade do modo de produção capitalista; educação e saúde no capitalismo; a relação Estado, educação, saúde e sociedade; divisão social do trabalho e educação; trabalho em saúde pública e trabalho hospitalar; trabalho e educação nas perspectivas liberal e marxista; saúde como campo de acumulação de capital; teoria do capital humano e os "recursos humanos" em saúde; sociedade do conhecimento, sociedade da informação, empregabilidade e competências, empreendedorismo, capital social e a formação do trabalhador para o capital; formação humana politécnica ou tecnológica e a formação do cidadão emancipado; o ajuste neoliberal na saúde e o papel dos organismos internacionais.

Equipe docente: Letícia Batista da Silva | Ialê Falleiros Braga

Apresentam os fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa, num enfoque interdisciplinar, visando à construção, discussão e análise coletiva da elaboração e do desenvolvimento dos projetos de pesquisa. As atividades obrigatórias são:  

a) Seminários Interdisciplinares de Pesquisa I

Partindo dos fundamentos conceituais da produção do conhecimento em Ciências Humanas e Sociais, apresenta princípios, diretrizes e procedimentos para a construção dos objetos de pesquisa nessa área. 

Ementa: O curso visa discutir a produção histórica das ciências e suas bases sociais e epistemológicas, considerando sua relação com a constituição da forma societária do capital. São tratados os seguintes conteúdos: a configuração das distintas ciências (ciências da natureza e ciências sociais); a construção histórica das noções de universalidade, razão e verdade; os debates em torno da oposição ciência e ideologia; as formas de tratamento das noções de objetividade, subjetividade e neutralidade; a questão do senso comum; e as relações entre ciência, técnica e cultura. O curso busca, em última instância, apontar as possibilidades e os limites para a construção de uma ciência capaz de contribuir para a emancipação humana.

 

Equipe docente: Grasiele Nespoli | Carlos Eduardo Colpo Batistella | Ialê Falleiros Braga

b) Seminários Interdisciplinares de Pesquisa II

Consolidação do objeto de pesquisa; orientação coletiva de elaboração da dissertação – análise coletiva do projeto de investigação e de seu desenvolvimento; discussão dos referenciais teórico-metodológicos da área e dos específicos ao objeto; discussão e acompanhamento do trabalho de campo; discussão coletiva dos resultados da pesquisa.

Equipe docente: Ialê Falleiros Braga | Alessandro Jatobá | Sergio Ricardo de Oliveira

Professores convidados: Barbara Bulhões Lopes de Andrade

c) Atividade de Orientação

A atividade de orientação será reconhecida mediante o estabelecimento de um Plano de Trabalho entre orientador e orientando, incluindo atividades livremente pactuadas, cujo cumprimento será atestado pelo orientador através de relatório específico a ser entregue à Coordenação de Programa.



d) Elaboração e defesa da dissertação ou outro tipo de Trabalho de Conclusão (TC)

Atividade orientada para elaboração da dissertação ou TC e defesa, como requisito parcial para a obtenção do título.



As disciplinas eletivas têm por finalidade fundamentar de forma específica os projetos de investigação dos(as) mestrandos(as) e serão oferecidas de acordo com o planejamento acadêmico do Colegiado do Programa. O(a) mestrando(a), em diálogo com seu(sua) orientador(a), deverá construir uma trajetória de formação mediante a escolha de disciplinas eletivas coerentes com seu objeto de estudo.

Educação antirracista em saúde: reflexões sobre o racismo numa perspectiva interseccional

Historicamente, a população negra sofre as consequências de uma falsa abolição, cujo reflexo perdura até os dias atuais e contribui para a marginalização desse grupo. Assim, as condições de vulnerabilidade da população negra podem ser observadas em todos os setores da vida e a lógica dessa estrutura é calcada no racismo estrutural, no racismo institucional e no racismo ambiental e seus impactos são determinantes para a saúde desse grupo. Neste sentido, o debate sobre o racismo e suas consequências é urgente e inadiável para uma formação acadêmica qualificada no campo da educação e da saúde. E a disciplina “Educação antirracista em saúde: reflexões sobre o racismo numa perspectiva interseccional”, se propõe a contribuir com o aprofundamento do arcabouço teórico-conceitual dos estudantes, tendo como base o estudo de um conjunto de autoras e autores “contra-hegemônicos”, que apresentam conceitos fundamentais para analisar o racismo e suas consequências para a população negra e, como consequência para o conjunto da sociedade, tendo em vista que esses conceitos e reflexões nos conduzem na análise sobre os impactos dessa chaga social para a vida e a existência de milhares de pessoas ao redor do mundo. E a partir da leitura e reflexão das obras desses intelectuais, a disciplina pretende não só debater esses conceitos, mas discorrer sobre a práxis e como uma educação antirracista, numa perspectiva interseccional, pode contribuir para promover a igualdade e a equidade no âmbito da educação e da saúde no seu sentido ampliado.

Equipe docente: Gianne Cristina dos Reis

Tecnologias Digitais para Educação em Saúde

O curso se divide em três eixos principais Cultura, Educação Digital e Práticas Digitais na Educação em Saúde. Na primeira parte serão apresentados os conceitos ligados à Cultura Digital e de que forma a sociedade se vê imersa em um universo em rede. A segunda parte discute as mudanças no processo educacional frente a incorporação das TDICs. E por fim analisaremos como estes modelos digitais tem se incorporado nos processos de educação continuada e permanente em saúde.

Equipe docente: Sergio Ricardo de Oliveira

Professores convidados: Marcia Fernandes Soares; Flávio Astolpho Vieira Souto Rezende

Resiliência em Saúde Pública

Resiliência: conceitos essenciais, definições e principais aplicações; Aspectos teóricos da resiliência como propriedade da capacidade institucional do SUS e garantia do direito universal à saúde; Arcabouços tecnológicos, conceituais e novos métodos para a gestão da resiliência em saúde; Princípios essenciais do SUS e suas relações com o potencial para a resiliência; Trabalho, território e práticas resilientes de cuidado e assistência;  As quatro habilidades do comportamento resiliente – conceitos, preceitos e aplicações no campo da saúde pública; Resposta aderente e resolutiva em situações emergentes, variáveis ou imprevisíveis na assistência; Modelagem do trabalho com o Método de Análise da Ressonância Funcional.

Equipe docente: Alessandro Jatobá

Professores convidados: Barbara Bulhões Lopes de Andrade

Introdução a educação profissional inclusiva: contextos, diálogos e perspectivas

De caráter introdutório ao tema, a disciplina visa apresentar e debater os principais aspectos do atual contexto da inclusão no âmbito da educação profissional, abordando:  fundamentos teóricos e legais; principais conceitos em educação inclusiva ampla, das necessidades educativas especiais à diversidade; a inclusão na educação profissional, das políticas à gestão do ensino; alguns recursos tecnológicos; acessibilidade – acesso, permanência e êxito; nova práxis docente.

Equipe docente: Anderson Teixeira Boanafina

Concepções de Currículo, Política Curricular e Educação Profissional em Saúde

Teorias de currículo: perspectivas instrumentais, progressivistas, críticas e pós-estruturais; modalidades clássicas de organização curricular: disciplinas e integração curricular; perspectiva freireana de currículo; políticas de currículo em abordagem discursiva; investigações e experiências curriculares na educação profissional em saúde 

Equipe docente: Carlos Eduardo Colpo Batistella

Professores convidados: Grasiele Nespoli

Reestruturação Produtiva e Trabalho em Saúde – dimensões da precarização e o trabalho na Atenção Básica

Reestruturação produtiva, novos formatos de gestão, precarização, mudanças na Política de Atenção Básica em Saúde, subjetividade, resistência.

Equipe docente: Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini | Isabella Koster | Angélica Ferreira Fonseca

Professores convidados: Anna Violeta Durão; Gianne Reis; Gilberto Santiago; José Victor Regadas; Marcia Teixeira (ENSP/Fiocruz)

Tópicos Especiais em Educação Profissional: Território e Territorialização na Educação Profissional em Saúde

Pretende-se que os alunos discutam e reflitam criticamente sobre as possibilidades dos conceitos e métodos da geografia, em especial a categoria território, na formação de trabalhadores da saúde – cenários e processos, nos tópicos: o território e a determinação social da saúde; trabalho territorializado e as práticas de saúde; a territorialização em processos formativos; e o papel do território na construção da identidade de trabalhadores no SUS.

Equipe docente: Maurício Monken

Professores convidados: Grácia Gondim

Ética Aplicada à Pesquisa nas Humanidades

A disciplina irá abordar os aspectos históricos da ética, da moral e da bioética e seus conceitos fundamentais, bem como, a bioética na pesquisa com seres humanos, as normas, as resoluções e os demais marcos legais para a ética em pesquisa, o sistema CEP/CONEP, elaboração de protocolos de pesquisa, operacionalização na Plataforma Brasil e reflexões éticas sobre os projetos de pesquisa dos alunos.

Equipe docente: Márcio Sacramento de Oliveira

Professores convidados: Flávia Garcia Coelho

A práxis da produção do conhecimento: ler o mundo, escrever a realidade (Disciplina de inverno)

Pressupostos teórico-metodológicos centrais do processo de produção do conhecimento na perspectiva materialista histórico-dialética: perspectiva teórica, método de análise e práxis. Historicidade, totalidade, contradição e mediação. Sujeitos e “objetos” de pesquisa. Leitura de texto e leitura de mundo: produção e aplicação de um roteiro analítico. A escrita no processo de pesquisa: produção do conhecimento e produção textual.

Equipe docente: Marcela Alejandra Pronko | Anakeila de Barros Stauffer

Professores convidados: Marcio Sacramento de Oliveira