Itinerário Formativo

O curso de mestrado profissional em educação profissional em saúde se organiza com os seguintes componentes curriculares:

Constituem o núcleo central da formação dos mestrandos e são as seguintes:

Educação Profissional no Brasil Contexto e Questões Atuais

Especificidade da educação profissional como política da educação e do trabalho; quadro atual da Educação Profissional no Brasil; legislação e regulamentação da educação profissional na reforma dos anos de 1990 aos anos 2000; desafios governamentais e da sociedade civil na oferta e qualidade da educação profissional; currículo integrado na educação profissional em saúde: politecnia x pedagogia das competências; dualidade estrutural.

Equipe docente: Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini

Professores convidados: Anna Violeta Durão, André Elias Fidelis Feitosa (convidado - UFF), Francisco José da Silveira Lobo Neto, Ialê Faleiros, Rafael de Lima Bilio

Políticas de Educação e de Saúde

Ementa: Gênese e trajetória das políticas sociais no Brasil. Mudanças nas relações de poder no Brasil contemporâneo e as políticas sociais. Os sentidos das mudanças nas políticas de educação e saúde no Brasil atual.

Equipe docente: Anakeila de Barros Stauffer | Marcela Alejandra Pronko

Economia da Educação e Concepções de Formação em Saúde

Ementa: A especificidade do modo de produção capitalista; educação e saúde no capitalismo; a relação Estado, educação, saúde e sociedade; divisão social do trabalho e educação; trabalho de saúde pública e trabalho hospitalar; trabalho e educação nas perspectivas liberal e marxista; saúde como campo de acumulação de capital; teoria do capital humano e os "recursos humanos" em saúde; sociedade do conhecimento, sociedade da informação, empregabilidade e competências, empreendedorismo, capital social e a formação do trabalhador para o capital; formação humana politécnica ou tecnológica e a formação do cidadão emancipado; o ajuste neoliberal na saúde e o papel dos organismos internacionais.

Equipe docente: Letícia Batista da Silva | Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini

Professores convidados: Ialê Falleiros, Flávia De Lamare

Apresentam os fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa, num enfoque interdisciplinar, visando à construção, discussão e análise coletiva da elaboração e do desenvolvimento dos projetos de pesquisa. As atividades obrigatórias são:  

a) Seminários Interdisciplinares de Pesquisa I

Partindo dos fundamentos conceituais da produção do conhecimento em Ciências Humanas e Sociais, apresenta princípios, diretrizes e procedimentos para a construção dos objetos de pesquisa nessa área.  

Ementa: O curso pretende discutir a produção histórica das ciências e suas bases epistemológicas, considerando, sobretudo, sua relação com a constituição da forma societária do capital. São tratados os seguintes conteúdos: a configuração das distintas ciências (ciências da natureza e ciências sociais); a construção histórica das noções de razão e verdade; os debates em torno da oposição ciência e ideologia; as formas de tratamento das noções de objetividade, subjetividade e neutralidade; a questão do senso comum; e as relações entre ciência, técnica e cultura. Considerando autores para a crítica do pensamento epistemológico, o curso busca apontar as possibilidades para a construção de uma ciência capaz de contribuir para a emancipação humana.

Equipe docente: Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor | Carla Macedo Martins | Márcia de Oliveira Teixeira | Marco Antônio Carvalho Santos

b) Seminários Interdisciplinares de Pesquisa II

Consolidação do objeto de pesquisa; orientação coletiva de elaboração da dissertação – análise coletiva do projeto de investigação e de seu desenvolvimento; discussão dos referenciais teórico-metodológicos da área e dos específicos ao objeto; discussão e acompanhamento do trabalho de campo; discussão coletiva dos resultados da pesquisa.

Equipe docente: Ana Cristina Gonçalves Vaz dos Reis | Monica Vieira | Sergio Ricardo de Oliveira

c) Atividade de Orientação

 

A atividade de orientação será reconhecida mediante o estabelecimento de um Plano de Trabalho entre orientador e orientando, incluindo atividades livremente pactuadas, cujo cumprimento será atestado pelo orientador através de relatório específico a ser entregue à Coordenação de Programa.



d) Elaboração e defesa da dissertação ou outro tipo de Trabalho de Conclusão (TC)

Atividade orientada para elaboração da dissertação ou TC e defesa, como requisito parcial para a obtenção do título.



As disciplinas eletivas têm por finalidade fundamentar de forma específica os projetos de investigação dos(as) mestrandos(as) e serão oferecidas de acordo com o planejamento acadêmico do Colegiado do Programa. O(a) mestrando(a), em diálogo com seu(sua) orientador(a), deverá construir uma trajetória de formação mediante a escolha de disciplinas eletivas coerentes com seu objeto de estudo.

Reestruturação Produtiva e Trabalho em Saúde – dimensões da precarização e o trabalho na Atenção Básica

Reestruturação produtiva, novos formatos de gestão, precarização, mudanças na Política de Atenção Básica em Saúde, subjetividade, resistência.

Equipe docente: Angélica Ferreira Fonseca | Filippina Chinelli | Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini

Professores convidados: Ialê Falleiros, Isabella Koster, José Vítor Regadas e Márcia Teixeira (DAPS/ENSP), com a participação de sindicalistas convidados.

Tópicos Especiais em Educação Profissional em Saúde I: Questão Racial, Classe e Formação Social Brasileira

A questão racial no Brasil. Escravização negra e capitalismo. A relação entre classe e raça no Brasil. Racismo e ideologia no Capitalismo. Políticas Públicas para a população negra. Antirracismo.

Equipe docente: Letícia Batista da Silva

Educação e saúde na perspectiva decolonial

A noção de colonialidade diz respeito aos processos de dominação por meio da hierarquização racial, cultural e epistemológica dos povos colonizadores sobre os colonizados. Tem como primeira referência os estudos pós-coloniais, iniciados no período posterior à Segunda Guerra Mundial, que centralizam análises sobre o regime colonial para compreender a constituição das relações sociais e subjetividades no contexto de hegemonia do eurocentrismo. Busca aprofundar a crítica ao colonialismo, enfatizando a permanência de processos de dominação por meio do racismo que se alicerça no pressuposto da superioridade do colonizador branco europeu em relação ao colonizado não-europeu. Abrange, portanto, relações de poder, saber e ser, e atua na intersecção entre classe, raça e gênero, silenciando saberes e culturas de povos e grupos subalternizados.
 

Equipe docente: Alda Maria Lacerda da Costa | Grasiele Nespoli

Metodologia da Produção de Textos Acadêmicos (Disciplina de Verão)

A disciplina se destina aos discentes do curso de pós-graduação da EPSJV visando aprimorar a capacidade dos alunos na produção textual de documentos de natureza científica, necessitando para isto apresentar as condições para a produção do texto acadêmico, diferenciando os tipos de gêneros acadêmico e científico, construindo estratégias básicas a partir das pesquisas e referenciais, para a produção textual final.

Equipe docente: Sergio Ricardo de Oliveira

Entre imagens: Construir o olhar / Educar o olhar (Disciplina de Verão)

A disciplina se destina aos discentes da disciplina de Mestrado Profissional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, visando aprimorar, criar e desenvolver junto às populações de maior idade (idoso) expressões visuais e audiovisuais, a partir de metodologias e do intercâmbio geracional, além das trocas entre instituições nacionais e internacionais. A disciplina poderá ser ampliado para outras pós-graduações e cursos da EPSJV, como cuidador de idoso.



Avaliação de Programas e Políticas Públicas em Saúde (Disciplina de verão)

A disciplina pretende apresentar conteúdos sobre o ciclo de programas e políticas públicas em saúde, considerando as dimensões sócio-histórica e técnico-operacional em que as ações estão inseridas. Os conteúdos estão organizados em torno de conceitos-chave da avaliação, incluindo terminologia, abordagens e modelos avaliativos que são eixos teórico-práticos desta. Essa disciplina enfatiza a avaliação em saúde como ferramenta de gestão e de aperfeiçoamento da ação governamental.

Equipe docente: Ana Cristina Gonçalves Vaz dos Reis

Tópicos Especiais em Educação Profissional: Território e Territorialização na Educação Profissional em Saúde

Pretende-se que os alunos discutam e reflitam criticamente sobre as possibilidades dos conceitos e métodos da geografia, em especial a categoria território, na formação de trabalhadores da saúde – cenários e processos, nos tópicos: o território e a determinação social da saúde; trabalho territorializado e as práticas de saúde; a territorialização em processos formativos; e o papel do território na construção da identidade de trabalhadores no SUS.

Equipe docente: Maurício Monken

Professores convidados: Grácia Gondim

Ética Aplicada à Pesquisa nas Humanidades

A disciplina irá abordar os aspectos históricos da ética, da moral e da bioética e seus conceitos fundamentais, bem como, a bioética na pesquisa com seres humanos, as normas, as resoluções e os demais marcos legais para a ética em pesquisa, o sistema CEP/CONEP, elaboração de protocolos de pesquisa, operacionalização na Plataforma Brasil e reflexões éticas sobre os projetos de pesquisa dos alunos.

Equipe docente: Márcio Sacramento de Oliveira

Professores convidados: Maria Cristina Soares Guimarães

Desenvolvimento humano, educação e aprendizagem

Educação de adultos: teorias da aprendizagem e práticas pedagógicas. Avaliação e Educação Profissional em Saúde. Educação a distância e Ensino remoto. Desenvolvimento humano. O adulto aprendiz.

Equipe docente: Marcia Cavalcanti Raposo Lopes

Professores convidados: Luiz Antônio Saléh Amado

A práxis da produção do conhecimento: ler o mundo, escrever a realidade (Disciplina de inverno)

Pressupostos teórico-metodológicos centrais do processo de produção do conhecimento na perspectiva materialista histórico-dialética: perspectiva teórica, método de análise e práxis. Historicidade, totalidade, contradição e mediação. Sujeitos e “objetos” de pesquisa. Leitura de texto e leitura de mundo: produção e aplicação de um roteiro analítico. A escrita no processo de pesquisa: produção do conhecimento e produção textual.

Equipe docente: Marcela Alejandra Pronko | Anakeila de Barros Stauffer