Apresentação

O curso de Mestrado Profissional tem por objetivo aprofundar o conhecimento técnico e acadêmico, possibilitando a formação de docentes para o ensino superior e para a pós-graduação lato sensu, bem como o desenvolvimento de habilidades para realizar pesquisas e desenvolver processos, produtos e metodologias em áreas específicas.

O Mestrado é voltado para professores(as) e outros profissionais que atuam ou se interessam por Educação Profissional em Saúde, segmento que engloba a formação de trabalhadores(as) de nível auxiliar e técnico. O curso tem a duração de dois anos e inclui diversos componentes curriculares entre disciplinas e atividades obrigatórias e eletivas. 

O curso da EPSJV foi reconhecido pela Portaria nº 87, de 17 de janeiro de 2008, do Conselho Técnico Científico do Ministério da Educação. Obteve sucessiva Renovação de Reconhecimento até os dias de hoje. Na Avaliação Quadrienal 2017-2020, o Curso obteve nota 4 numa escala de 1 a 5 (Mestrados Profissionais).

 

Concepção

O curso fundamenta-se em estudos das áreas de Educação e Saúde, com a mediação do Trabalho, caracterizando a interdisciplinaridade da área de Educação Profissional em Saúde, visando à compreensão e ao enfrentamento da realidade concreta das escolas e dos serviços de saúde. A mediação do trabalho – categoria forte na proposta curricular – por ser compreendida como mediação de primeira ordem das relações sociais, é abordada nos seus sentidos ontológico e histórico. Economia, História, Filosofia, Sociologia e Psicologia são áreas da ciência estruturantes do curso. As disciplinas estão enraizadas em uma dessas áreas ou em sua interface. O corpo docente é composto por professores(as) das diversas ciências e algumas disciplinas são ministradas por equipes compostas por docentes com formações distintas, possibilitando a intercomplementaridade e a interdisciplinaridade da abordagem teórico-metodológica.

 

Objetivo

Formar profissionais das áreas do Trabalho, da Educação e da Saúde, para a produção de conhecimentos científicos, o desenvolvimento de pesquisas e o exercício da docência em educação profissional em saúde, mediante o aprofundamento das bases teórico-metodológicas das Ciências Humanas e Sociais que fundamentam este campo interdisciplinar, objetivando o fortalecimento do SUS e suas interfaces.