Anakeila de Barros Stauffer

Anakeila de Barros Stauffer

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Educação nesta mesma instituição (1999) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - RJ (2007). Atualmente é coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Nesta instituição já atuou como diretora, coordenadora da Coordenação de Cooperação Internacional e como professora na Educação de Jovens e Adultos, colaborando no processo de educação inclusiva. Na Coordenação de Cooperação Internacional contribuiu, dentre outras tarefas, na organização e avaliação de materiais didáticos, de currículos para a educação profissional em saúde e na formulação de projetos políticos pedagógicos junto às escolas de formação de técnicos em saúde na África e na América Latina. Trabalhou no Laboratório de Atenção à Saúde, assim como foi assessora da Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e da Vice-Direção de Ensino e Informação. Participou do processo de formulação do currículo de formação técnica para agente comunitários indígenas de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto do Rio Negro/Amazonas. Foi coordenadora geral do curso de pós graduação denominado "Trabalho Educação e Movimentos Sociais" (Chamada CNPq/MDA-INCRA nº 26/2012). Atualmente é responsável pela emenda parlamentar junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, denominada "Saber Protege", em que se realizará uma pesquisa e um processo formativo junto a militantes LGBT sobre direito à saúde e prevenção de IST e AIDS. É professora do ensino fundamental na SME- Duque de Caxias, onde atua na Educação Especial e Inclusiva e atuou na Educação Infantil. Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, atuando no Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais e Politicas Públicas entre maio de 2015 e março de 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: educação profissional em saúde; EJA; educação inclusiva; educação de pessoas com deficiência, tendo como foco a deficiência intelectual.