Entre o Ser e o Fazer - Formação Técnica em Vigilância em Saúde no Estado do Ceará: um olhar na perspectiva da gestão e do estudante-profissional

Esta dissertação teve como objeto de estudo a formação técnica em vigilância em saúde no estado do Ceará. Seu principal objetivo foi avaliar o processo de formação profissional do técnico em vigilância em saúde sob o olhar do estudante-profissional e da gestão dos serviços de saúde. Visou também analisar o plano de curso e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas no processo formativo identificando mudanças nas práticas de vigilância decorrentes da formação erigindo questões sobre o reconhecimento da profissão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso (EC), descritivo de abordagem qualitativa. O EC atende a quatro características centrais: particularidade, descrição, descoberta (heurística) e a indução. Foram realizados entrevistas semiestruturadas com 09 egressos e 01 gestor. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia de análise do discurso do sujeito coletivo (DSC) por meio do programa qualiquantisof versão 1.3c com a construção de ideias chaves e ancoragem, elaboração de descritores e categorias. Realizou-se também a análise do conjunto total de respostas. Conclui-se que esta pesquisa contribuiu para o aprimoramento do programa de formação técnica em vigilância em saúde ofertado pela ESP/CE, através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde, levantando importantes reflexões acerca da política, gestão e avaliação da vigilância em saúde e da identidade profissional.
 

Data: 
2016
Autor: 
Francisco Jadson Franco Moreira
Co-asesor: 
Grácia Maria de Miranda Gondim