Educação Profissional em Saúde: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem na Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel Dos Santos (RJ)

Este estudo tem como objetivo investigar o processo de avaliação da aprendizagem desenvolvido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS), analisando criticamente seu Projeto Político Pedagógico e buscando entender como se dá este processo avaliativo no trabalho docente e na formação dos educandos. Para tanto, inicialmente apresenta uma discussão sobre as diferentes concepções de avaliação da aprendizagem na escola e no histórico da regulamentação da educação profissional. A seguir, uma revisão dos conceitos oriundos do Projeto Larga Escala, com apresentação dos fundamentos da proposta pedagógica da ETIS, com destaque para sua concepção de avaliação. Por fim, a apresentação da análise dos dados obtidos por meio do trabalho de campo. Este estudo se deu sob uma abordagem qualitativa, tomando como sujeitos da pesquisa a equipe pedagógica e os egressos do curso de Auxiliar em Saúde Bucal realizado em Piraí, no período entre novembro de 2013 a setembro de 2014. Para construir o referencial teórico, a autora adotou as técnicas de pesquisa: revisão bibliográfica e pesquisa documental. A revisão bibliográfica foi sobre avaliação da aprendizagem e educação profissional em saúde. Os documentos da ETIS usados na pesquisa documental foram o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico e os planos de curso. Para o trabalho de campo, a autora realizou grupo focal com egressos do curso e entrevistas semiestruturadas com a equipe pedagógica. O tratamento do material obtido no trabalho de campo foi orientado pela Análise de Conteúdo, sob a modalidade Análise Temática. A pesquisa apontou que há uma relação próxima entre a avaliação prescrita no Projeto Político Pedagógico, no que se refere à avaliação formativa da ETIS, e a avaliação que acontece na prática. Entretanto, por mais que as práticas mostrem uma relação educador-educando horizontal, ainda existem fragilidades na “escrita” dos documentos da ETIS. Ou seja, percebe-se uma conflituosa relação entre os conceitos, na base de sua proposta pedagógica, pautados em uma “escrita” influenciada pelo modelo de competências, o que sugere a necessidade de uma discussão sobre competências junto ao coletivo da Escola.

Data: 
2016
Autor: 
Gracinete Rodrigues de Castro