Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas ações de educação permanente em saúde

O estudo teve como objetivo analisar o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) mediando as ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) por meio do estudo lexicográfico das experiências exitosas relatadas nas coletâneas “Em Mar Aberto”. Para isso, contextualizou o uso das TIDCs no processo de EPS, apontando sua práxis; analisou o uso de TDICS mediando EPS, suas potencialidades, fragilidades e transformações político-operacionais; e ainda, analisou a conformidade do uso das TDICS mediando a EPS relatado nas ações da coletâneas “Em Mar Aberto” em relação à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A metodologia adotada foi a pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa de um desenho metodológico que envolveu um estudo descritivo-exploratório, utilizando os métodos de pesquisa bibliográfica, com ênfase na revisão narrativa de literatura; e ainda a pesquisa documental, com ênfase estatística textual por meio da análise lexográfica dos aspectos operacionais das ações da PNEPS mediadas por TDICs. Os resultados apontaram uma práxis de conformidade com a PNEPS do uso de TDICS mediando EPS, e ainda frisa essa práxis como instrumentos importante na promoção de democratização e emancipação no trabalho. Concluiu-se que o uso de TDICs mediando as ações de EPS está em conformidade com a PNEPS, como apresentado na síntese desta análise, que possibilitou elucidar os conceitos, a significância e a compreensão dos seus atributos e concepção. Fica claro, nos textos analisados, que o uso de TDICS mediando EPS, além de propagar a inovação, instrumentaliza a efetivação do SUS.

Data: 
2024
Autor: 
Mythelle Santos da Cruz