VIII Seminário discente da Pós-Graduação

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio sediará o VIII Seminário Discente da Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. O evento intitulado “Tecendo Redes de Saberes: formação em saúde entre territórios, tecnologias, cuidados e afetos" acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, de 9h às 17h,  no Campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz.

A proposta do tema “Tecendo Redes de Saberes” busca promover a reflexão crítica, a socialização de conhecimentos e o intercâmbio entre diferentes níveis de formação, articulando territórios, tecnologias, cuidados e afetos em diálogo com uma formação crítica, politécnica e voltada à transformação social. O evento é aberto à discentes e egressas/os do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/FIOCRUZ), estudantes de outros programas de pós-graduação e graduação, além de alunas/os de nível médio técnico em saúde, profissionais, pesquisadoras/es, docentes, representantes/integrantes dos movimentos sociais e aos demais interessadas/os.

A Submissão de trabalhos poderá ser realizada até o dia 13/10 e os/as interessados/as podem se inscrever até o dia 09/11. Clique aqui para visualizar a Chamada Pública.

Os trabalhos deverão estar relacionados a, pelo menos, um dos seguintes eixos: 

1. Territórios, políticas públicas, participação popular e justiça social Espaço para reflexões sobre como as dinâmicas territoriais, as políticas públicas e as lutas sociais atravessam os campos da educação, saúde e trabalho. Exemplos de discussões: 

● Experiências de educação popular, arte e cultura em territórios vulnerabilizados. 

● O papel das políticas públicas na garantia de direitos sociais. 

● Determinação social e suas implicações no cuidado e na formação. 

● Relações entre território, violência e práticas profissionais. 

● Controle social no SUS, movimentos populares e iniquidades em saúde 

2. Tecnologias, inovações e práticas sociais Abrange debates sobre tecnologias digitais, sociais e pedagógicas que impactam os modos de ensinar, cuidar e trabalhar. Exemplos de discussões: 

● Uso de ferramentas digitais na formação e no cotidiano profissional. 

● Tecnologia social, economia solidária e feminismos plurais.

● Teletrabalho, telemedicina e ensino remoto: limites e possibilidades. 

● Inovações em metodologias de ensino-aprendizagem e de cuidado. 3. Formação, educação e mundo do trabalho Foco nos processos formativos e nos desafios da inserção profissional em diferentes áreas, considerando aspectos técnicos, políticos e subjetivos. Exemplos de discussões: 

● Experiências de estágios, residências e práticas formativas interdisciplinares. 

● Tensões entre formação acadêmica e demandas do mundo do trabalho. 

● Estratégias de ensino voltadas para uma formação crítica e humanizada. 

● Desafios da precarização do trabalho e seus impactos na formação. 

4. Subjetividades, cuidado e afetos Espaço para trabalhos que explorem dimensões humanas, simbólicas e relacionais presentes nas práticas de educação, saúde e trabalho. Exemplos de discussões: 

● Afetos como dimensão pedagógica, terapêutica e política. 

● Saúde mental de trabalhadores/as e estudantes. 

● Narrativas de cuidado e experiências de solidariedade em territórios diversos. 

● Intersecções de gênero, raça e classe nas experiências de cuidado e formação. 

5. Saberes, epistemologias e redes de conhecimento: diálogos plurais Acolhe reflexões sobre diferentes formas de produção de conhecimento, seus encontros, tensões e possibilidades. Bem como, aberto para trabalhos que dialoguem com o tema do seminário, mas que não se encaixem diretamente nos eixos anteriores. Exemplos de discussões: 

● Diálogo entre saberes tradicionais, populares e científicos. 

● Reflexões interdisciplinares entre educação, saúde, cultura e artes. 

● Abordagens metodológicas inovadoras. 

● Relatos de experiência que articulam formação, cuidado e práticas de trabalho. 

● Pesquisas em andamento com diferentes enfoques.