"Integridade em Pesquisa"

No dia 27/10, sexta-feira, às 9h, a disciplina "Ética Aplicada à Pesquisa nas Humanidades" apresentará a Aula Aberta intitulada "Integridade em Pesquisa", apresentada pelo Professor Dr. Sergio Tavares de Almeida Rego, pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e docente no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), na Fiocruz.

O Professor Sérgio Rego possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO - (1982), mestrado (1994) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IMS/UERJ - (2001). É pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz - e docente no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS - na Fiocruz. Coordenador do Comitê de Integridade em Pesquisa da Fiocruz. Coordenador do GT de Bioética da Abrasco. Head of the Rio de Janeiro Unit of the International Network of the Chair in Bioethics (centro colaborador da Associação Médica Mundial).

Serviço

Data: 27/10/2023

Horário: 9h às 12h

Local: 
https://us06web.zoom.us/j/83410083543?pwd=MTg4Z1ROaDV0OUlvM2szdThUcit2UT09

Sobre a Atividade: A integridade em pesquisa é o alicerce sobre o qual o conhecimento científico é construído. Em uma era caracterizada pela globalização da ciência e pela demanda por transparência, a integridade se torna ainda mais crucial. Baseando-se nos "Princípios de Cingapura para a Integridade em Pesquisa", que salientam a honestidade, a responsabilidade, o profissionalismo e a importância das políticas institucionais, esta aula se propõe a desvendar os intricados aspectos da ética em pesquisa.

Nesta sessão, discutiremos a natureza multifacetada da integridade na pesquisa, desde o código de ética individual do pesquisador até as diretrizes globais que moldam a prática científica. Abordaremos o papel crescente da ciência cidadã e da ciência aberta, bem como a transformação provocada pelo acesso aberto a dados e resultados. Além disso, exploraremos os desafios e oportunidades apresentados pela internacionalização da ciência, especialmente no que se refere à ética em pesquisa nas humanidades.

Ao final desta aula, os participantes terão uma compreensão mais profunda sobre a importância da integridade em pesquisa e estarão mais bem equipados para navegar nas complexidades éticas deste campo em constante evolução.