Transformações no mundo do trabalho e nas formas de sofrimentos: um novo sujeito social docente no brasil?

A dissertação analisa o sujeito docente contemporâneo diante das transformações do mundo do trabalho, considerando seus sofrimentos e suas formas de luta e resistência, inclusive no período de pandemia de Covid-19, a partir da produção acadêmica sobre a precarização do trabalho de professoras e professores. Para tal, tomamos como base conceitual as teorias críticas à conformação do sujeito social contemporâneo, tendo o neoliberalismo econômico e político como referência. A dissertação se organiza em três capítulos. No primeiro, discutimos a precarização e as transformações do trabalho contemporâneo, dando ênfase à constituição da classe trabalhadora brasileira hoje, inclusive considerando a heterogeneidade de sua composição; ainda neste capítulo, debatemos as lutas e resistências em curso, além de pontuar as especificidades colocadas, nestas problemáticas, pela pandemia de Covid-19. No segundo, discorremos sobre os sofrimentos da classe trabalhadora no contexto da precarização e neoliberalismo, conceituando e relacionando tais sofrimentos com a construção do sujeito social. Por fim, no terceiro capítulo, analisamos os artigos científicos selecionados para o corpus. Este capítulo abre com o itinerário metodológico percorrido no desenvolvimento da pesquisa e apresenta um mapeamento das dimensões da precarização e nas formas de sofrimento e luta da classe trabalhadora docente. A pesquisa nos indica, como conclusão, que a categoria docente sofre com altos níveis de exploração, visto que o sujeito social docente tem sofrido transformações na função social, além da desidentificação/despersonalização, da ampliação do controle de sua subjetividade e da intensificação da sua vulnerabilidade através de distintas violências. Também como conclusão, indicamos que, para continuar lutando por um trabalho educacional humanizado e emancipador, é necessário, sobretudo, nos mantermos em organização coletiva. Em última instância, a dissertação almeja contribuir para pautar a potência dos conceitos de precarização, sofrimento e luta na leitura das expressões do que denominamos, na pesquisa, de “novo sujeito social docente “no Brasil.

Data: 
2023
Autor: 
Flavia Maia Cerqueira Rodrigues