A temática étnico-racial na formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa

A presente dissertação parte do pressuposto de que os profissionais de saúde não são formados para atender a especificidade da população negra. O principal objetivo foi evidenciar as lacunas referentes ao debate étnico-racial na formação dos trabalhadores do SUS. Nessa perspectiva, mapeamos a literatura científica, contextualizando o debate étnico-racial no estado brasileiro, desenvolvendo os conceitos de escravismo pleno e escravismo tardio e seus impactos na formação da sociedade brasileira, o debate racial no Sistema Único de Saúde e a questão racial na formação do trabalhador no SUS. Ao tratarmos da saúde da população negra, as diretrizes da universalidade e a integralidade são as que mais se aproximam da questão do cuidado à saúde e também da equidade. Nesse sentido, universalidade, integralidade, equidade e cuidado são relevantes na discussão da atenção à saúde da população negra. A metodologia está fundamentada na pesquisa bibliográfica exploratória, tendo como base a revisão integrativa realizada no mês de janeiro de 2022. A revisão seguiu as seis etapas preconizadas para a sua realização e foi orientada pelo seguinte questionamento: até que ponto a literatura científica traz subsídios para a discussão da formação dos trabalhadores do SUS no que tange ao debate étnico-racial? Foi realizada a seleção de artigos nas bases virtuais de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scielo, ambas são bibliotecas virtuais da área da saúde que incluem também outras bases como a Lilacs e Medline. Para a seleção dos textos da revisão integrativa foi utilizada a metodologia voltada para pesquisa não clínica PICo, que considera os componentes da população participante, o fenômeno de interesse e o contexto de estudo. A partir dessa análise foram elencados os descritores, e seus termos alternativos, quais sejam: profissional/trabalhador de saúde; formação/qualificação profissional; saúde da população negra/raça/raça e saúde, e atenção básica à saúde e SUS. A seleção também foi baseada no idioma português e realizada nos últimos dez anos (2012 até 2021). Como resultado foram selecionados onze textos nos formatos de artigo, artigo de revisão e relato de experiência. O processamento das informações foi realizado através da construção de matrizes que possibilitaram analisar criticamente os achados obtidos. Os resultados do presente estudo nos apontam para a lacuna existente no que podemos chamar de uma conceituação mais específica no campo da educação para a construção de iniciativas de projetos pedagógicos que contemplem a questão étnico-racial, o que pode ser proposto em futuros estudos.

Data: 
2022
Autor: 
Márcia Lopes Silva