Técnicos em Vigilância em Saúde de Pernambuco: construção da identidade profissional

Após a criação do Sistema Único de Saúde, suscitou aos sistemas nacional, estaduais e municipais de saúde uma redefinição de seus modelos de atenção à saúde e a vigilância em saúde surge como proposta de modelo alternativo e possibilidade de superação da dicotomia entre as práticas coletivas e individuais. Para melhorar os serviços das vigilâncias, demandou-se a necessidade de formação dos trabalhadores de nível técnico que atuavam nessa área. Para atender essa necessidade em Pernambuco (PE), a Escola de Governo em Saúde Pública do estado iniciou em 2011 duas turmas do Curso Técnico em Vigilância em Saúde na I Gerência regional de Saúde (GERES) e concluiu este processo de formação em dezembro de 2013 formando 42 trabalhadores. Devido à proximidade com os alunos formados foi possível perceber a dificuldade a cerca do reconhecimento de sua identidade profissional no seu espaço de trabalho e impossibilidade de construção de carreira. A identidade profissional é um produto social da relação entre formação, trabalho e carreira, permitindo ao trabalhador o reconhecimento de si e o reconhecimento pelos outros. Diante desse contexto, o objetivo geral do estudo foi analisar o processo de construção da identidade profissional dos TVS formados nas primeiras turmas da I GERES, enfocando três dimensões fundamentais: formação, reconhecimento de si como técnico dessa área, reconhecimento como sujeito das práticas de vigilância pela gestão dos serviços e lançar luzes sobre a regulamentação da profissão. A pesquisa foi um estudo de caso com as turmas formadas da I GERES de abordagem qualitativa e descritiva. Foram utilizados como sujeitos da pesquisa os 6 alunos e 4 gerentes da vigilância e a Diretora Geral de Educação em Saúde do estado. A coleta de dados utilizou análise de documentos, entrevistas e grupo focal. A análise dos dados foi feita através da triangulação de métodos. A análise dos dados coletados foram sistematizados por meio da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo que resgata a representação social, onde as opiniões individuais e ideias presentes nos depoimentos dos sujeitos da pesquisa formou um discurso na primeira pessoa do singular como se fosse do coletivo. Os resultados encontrados evidenciam no processo de formação dificuldades com a docência, estrutura física, gestão dos serviços e da coordenação do curso, aumento na duração do curso, no plano de curso, entre outras. Evidencia que existe reconhecimento de si enquanto Técnico em Vigilância em Saúde, porém não existe o reconhecimento pela gestão. O estudo demonstra a necessidade da regulamentação e/ou criação do cargo nos serviços como forma de permitir a construção da identidade social da profissão.

Data: 
2016
Autor: 
Juliana Beltrão Mulatinho
Coorientador: 
Grácia Maria de Miranda Gondim