RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: reflexões sobre preceptoria e práticas pedagógicas

A residência é definida como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, voltada para a educação em serviço e abrangendo as profissões da área da saúde. Nesse contexto, a atuação do preceptor é de fundamental importância na residência em saúde, uma vez que é ele que medeia a inserção do residente no serviço. A presente dissertação tem como objeto de estudo a residência em saúde com foco na preceptoria e as práticas pedagógicas. O objetivo geral deste estudo é discutir as práticas de preceptoria e as concepções que comparecem nas práticas pedagógicas nos programas de residência em saúde. À luz do materialismo histórico-dialético, foi utilizada como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica a partir de obras de referência nos temas tratados e a revisão integrativa de artigos científicos buscando abordar duas questões: processos de formação de preceptores e as concepções acerca das práticas pedagógicas na preceptoria em saúde. Os resultados apontaram para uma concepção fragmentada de formação e de prática pedagógica, tratando as metodologias ativas como autonomizadas dos processos sociais e históricos no interior do SUS. Por fim, o estudo buscou também apontar algumas contribuições da pedagogia histórico crítica para pensarmos a residência em saúde.

Data: 
2022
Autor: 
Paula Adalgisa Freire de Souza