Reflexões sobre o ensino da arte no ensino médio: experiências de quem rema contra a maré

Este trabalho pretende investigar experiências no ensino de arte de docentes comprometidos com uma prática pedagógica libertadora e como estas se dão em escolas públicas, no município do Rio de Janeiro. O campo em que se inscreve é a Arte-Educação, inserido no processo de disputas de interesse pelo projeto de Educação dentro da escola pública, no ensino médio. O estudo se fundamenta na perspectiva do materialismo histórico, tomando-se de Karel Kosík o conceito da arte como práxis na produção e compreensão da cultura de uma sociedade e de práxis pedagógica em suas relações, partindo principalmente de Raymond Williams e Paulo Freire. Para realizar um estudo descritivo e exploratório, foram entrevistados docentes de arte que, diante de uma realidade educacional tão adversa, persistem no projeto de uma práxis transformadora. Após a análise dos relatos colhidos, utilizando-se a teoria da análise do discurso, foram observadas estratégias comuns, a partir da construção de discursos que valorizam o potencial transformador da educação e da arte, assim como de uma prática ancorada na perspectiva de mudança social.

Data: 
2017
Autor: 
Sheila de Oliveira Hansen