A privatização da formação dos trabalhadores do SUS: discurso e ideologia em materiais educacionais de uma instituição beneficente de saúde

A dissertação teve como objetivo analisar o material educacional produzido por uma entidade beneficente para a formação de trabalhadores do SUS, considerando os processos de privatização da saúde. Nesse sentido, a hipótese dessa pesquisa é a de que a formação em saúde sob a égide privatista, mesmo que inserida no SUS, tende a produzir concepções de ser humano, educação, saúde e sociedade subsumidas a esta lógica. A partir do materialismo histórico dialético e da análise de discurso, a pesquisa buscou interpretar os sentidos e significados produzidos nos textos dos Cadernos de Curso de uma Instituição Beneficente de Excelência participante do PROADI SUS. A dissertação se estrutura em três capítulos. O primeiro discute o Estado no neoliberalismo; o subfinanciamento do SUS; a privatização da saúde e da formação de trabalhadores; e a participação de entidades beneficentes neste contexto. No segundo, são debatidas as determinações da educação sob o capital e suas relações com as concepções de formação em saúde; a historicidade da formação em saúde no Brasil; e a participação privada na qualificação para o SUS. O terceiro capítulo apresenta a análise dos Cadernos produzidos pela entidade beneficente, apontando quatro processos discursivos e ideológicos. O primeiro diz respeito à adoção da pedagogia das competências como orientadora dos cursos e a tentativa de aproximá-la de concepções pedagógicas progressistas; o segundo relaciona-se à concepção mercantil da saúde como produtora de valor; o terceiro refere-se ao “fetiche” do gerencialismo no SUS; e o quarto diz respeito ao apagamento do SUS como um projeto político-social plenamente coletivo.

 

Data: 
2019
Autor: 
Juliana Fonseca de Oliveira Mesquita