A presença da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire na formação dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde na ETSUS/RR

Este estudo, buscou discutir as políticas educacionais voltadas à formação docente dos profissionais que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na área da saúde, promovidas em Roraima pelo Ministério da Saúde, na Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima – ETSUS/RR entre os anos de 2006 a 2014. Considera-se a hipótese de existir a presença da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire nas atuais políticas e práticas de formação pedagógica para os docentes da EPTNM na área da saúde no âmbito do ETSUS/RR. Neste estudo, optou-se pela abordagem qualitativa de investigação dos fenômenos da realidade social, por meio da análise documental do panorama das políticas educacionais a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/1996, Diretrizes da Educação Básica e o Curso de Capacitação Pedagógica da ETSUS/RR. Na pesquisa bibliográfica trabalhamos com as principais obras de Paulo Freire, com a finalidade de conceituar as seguintes categorias: diálogo, conscientização, relação teoria-prática, construção do conhecimento, democratização. Na análise das políticas educacionais de formação docente refutamos nossa hipótese, porém, no Curso de Capacitação Pedagógica da ETSUS/RR foi identificado um alinhamento à metodologia da problematização, o uso de metodologias ativas e a adesão ao pensamento de Paulo Freire.

Data: 
2018
Autor: 
Luciana Freitas dos Santos
Orientador: 
Francisco José da Silveira Lobo Neto