Por uma educação emancipatória: a concepção da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia - Sobral/CE na formação técnica em Enfermagem

Esta pesquisa visou analisar a existência (ou não) de evidências que apontem para uma perspectiva de uma educação emancipatória nos Cursos Técnicos em Enfermagem no interior da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde Sabóia - EFSFVS, em Sobral, Ceará. Tem como categorias teóricas Trabalho, Educação e Emancipação. Trata-se de estudo orientado pelos princípios da abordagem qualitativa do tipo explicativo, desenvolvido de setembro de 2014 a julho de 2016. Pela natureza histórica do objeto, as fontes de dados foram documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes estratégicos. A análise foi referenciada pelo método e técnica de análise de conteúdo. Pesquisa conduzida em conformidade com a Resolução 466/2012 do CNS/MS. Aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola Politécnica Joaquim Venâncio sob o parecer nº 1.474.516. Estruturada em três capítulos. O primeiro versa sobre a intrínseca relação entre a formação técnica e o mundo do trabalho em diálogo com os escritos de Saviani, Frigotto, Ferretti e Ramos. O segundo capítulo adentra na historicidade da EFSFVS no contexto da educação profissional, no período de 1997-2015. Analisa os recortes temporais da idealização (1997-2001), da estruturação (2001-2006), da institucionalização e consolidação como Escola Técnica do SUS (2007-2015) seguidos da reflexão sobre as diferenças e aproximações dos referenciais pedagógicos (educação popular, educação permanente e educação por competência). No terceiro capítulo é tensionado a (in)existência de uma educação emancipatória na formação técnica em enfermagem na EFSFVS. Descreve o itinerário do Curso Técnico em Enfermagem e os processos de mudanças curriculares discute a integração curricular e a metodologia da problematização reflete sobre a contribuição da articulação do currículo com contextos históricos do trabalho e os princípios da reforma sanitária para o processo de emancipação e finaliza apresentando o desafio do alinhamento do processo formativo do Curso Técnico em Enfermagem com a práxis educacional emancipatória que orienta a EFSFVS. Conclui que a formação técnica em enfermagem apresenta contradições típicas dos movimentos de mudanças de educação não-crítica para uma educação intencionada a ser emancipatória.

Data: 
2016
Autor: 
Fernando Antonio Cavalcante Dias
Orientador: 
Júlio César França Lima