Politecnia e pegadogia do MST - A Construção coletiva de um currículo de saúde ambiental para a população do campo

Esta pesquisa analisa uma experiência original de formulação e prática de currículo, gerada no curso de Especialização Técnica em Saúde Ambiental para a População do Campo realizado pela EPSJV e pelo MST. Para chegar à compreensão da formulação curricular e da prática levada a efeito no curso sob análise, são apresentados três grandes painéis: os condicionantes da questão agrária no Brasil; o debate teórico sobre a relação entre expansão do capitalismo e seus impactos sociais, ambientais e na saúde das populações, em especial, dos trabalhadores rurais; uma reflexão sobre pedagogia, formação e sua relação com o trabalho. Na fase exploratória da pesquisa foram realizadas revisão bibliográfica, análise documental, pesquisa em bancos de dados de instituições públicas, em sites de órgãos do Governo Federal e de organizações da sociedade civil. A análise descritiva teve como fonte de dados os documentos do arquivo do curso e material coletado no trabalho de campo através da observação de campo e de questionários aplicados com os educandos. Nos resultados da pesquisa foram identificados e apresentados os sujeitos sociais que participaram da construção curricular, o processo de construção curricular propriamente, os componentes curriculares estruturais do currículo e o método pedagógico do MST. A pesquisa conclui que a formulação teórica e prática do currículo do curso, que envolveu uma gama extensa de conhecimento e de experiências pedagógicas, resultou em uma organização curricular original e complexa. Esta organização curricular se tornou possível pelo processo de construção permanente e coletiva, no encontro de diferentes saberes e experiências.
 

Data: 
2010
Autor: 
André Campos Búrigo
Orientador: 
Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes