Perspectiva político-pedagógica do CEFOR-RH/PB: implicações e desafios dentro da comunidade escolar

Apresenta um estudo de caso que busca conhecer a identidade do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR-RH/PB) a partir da Lei de Criação, do Regimento Interno e do Projeto Político Pedagógico. Relata a educação comprometida com a formação humana a partir da necessidade da superação da dualidade histórica pela divisão social do trabalho. Compreende a educação, e suas lutas ao longo da história, a partir do desenvolvimento de seres críticos, provocadores de mudanças na formação em saúde. Discute-se a importância de revisar os currículos, a partir das demandas do SUS, e a necessidade de se (re) pensar a formação na saúde. Apresenta conceitos sobre Projeto Político Pedagógico e sua relação com a identidade da escola. Relata o histórico da Educação Profissional em saúde destacando alguns aspectos do seu desenvolvimento e a relação entre a construção da política de formação técnica em saúde e suas influências na educação profissional. Aborda a necessidade de formar para o SUS e relata o processo de criação das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). Caracteriza o estudo de caso, a análise documental e contextualiza o CEFOR-RH/PB a fim de identificar a identidade político-pedagógica da escola, suas implicações e desafios a partir da análise documental comparativa. Conclui com uma reflexão sobre as principais questões do estudo, destacando a necessidade de aprofundar o tema como forma de continuar o processo de identificação da identidade da escola. Apresentando os desafios que o CEFOR-RH/PB precisa enfrentar para fortalecer suas perspectivas enquanto ETSUS.

Data: 
2016
Autor: 
Pedro Alberto Lacerda Rodrigues
Orientador: