A “permanência” da Política Nacional de Educação Popular em Saúde do SUS no Brasil contemporâneo: um contexto de relações de força e transformações sociais

O objetivo desta dissertação consiste na análise de situações de relações de forças no Sistema Único de Saúde (SUS), para apreender o processo da luta de classes no seio do Estado Brasileiro. O ponto de partida dessa análise foi a Política Nacional de Educação Popular em Saúde, do SUS (PNEPS-SUS), tal como se apresenta e traz elementos para a compreensão das relações de forças presentes nas políticas de educação e de saúde. Identificamos como forças sociais o Movimento Social de Educação Popular em Saúde (MovEPS) e as Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. Consideramos que a conjuntura política brasileira, com o golpe parlamentar de 2016 e suas transformações sociais, políticas e econômicas, expressa as condições materiais e subjetivas de existência da luta de classes no SUS. O Materialismo Histórico-dialético foi o método selecionado para o estudo. A relevância dessa pesquisa se dá pela cena política brasileira na contemporaneidade, que diverge do período de institucionalização da PNEPS-SUS. Os procedimentos metodológicos consistem na revisão bibliográfica das publicações que abordam tal temática com o objetivo de apresentar uma análise concreta das relações de forças e suas transformações sociais no Brasil contemporâneo. Por meio da escolha teórico-metodológica feita, tornou-se possível perceber as estratégias das forças sociais envolvidas, tais como o lobby político, o financiamento de campanhas eleitorais, a construção de redes de integração e a organização da estrutura ideológica.

Data: 
2018
Autor: 
Júlio César Sanches Silva