Os sentidos da educação permanente em saúde para o trabalho em rede: análise de uma experiência na Rede de Atenção Psicossocial do município de São Paulo

O presente estudo procurou analisar a relevância das ações de Educação Permanente em Saúde para o alinhamento conceitual e o fortalecimento do trabalho em rede com vistas à integralidade do cuidado. A análise foi realizada a partir da descrição de um projeto de educação permanente em saúde ocorrido no município de São Paulo, que teve por objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, além da apreciação de entrevistas com os profissionais participantes das ações educacionais concretizadas no projeto. Trata-se de pesquisa qualitativa, com abordagem hermenêutica e utilização da metodologia construcionista social. Procurou-se abordar os fenômenos interacionais e o compartilhamento de saberes ocorridos nos percursos formativos e discutir a importância das interações dialógicas para o aprimoramento da organização da rede de cuidados e a produção de sentido na validação das práticas de trabalho. Identificou-se a necessidade de manter espaços facilitadores de atividades cujo objetivo seja a realização de alinhamento entre os profissionais que atuam em distintos pontos de atenção acerca do cuidado aberto e comunitário preconizado pela atenção psicossocial, bem como do acolhimento ao sofrimento psíquico como experiência constituinte da vida dos sujeitos. As atividades de Educação Permanente em Saúde possibilitaram o estímulo ao entendimento de conceitos e práticas nos encontros e contribuíram para o intercâmbio de saberes e fazeres, de experiências potentes desenvolvidas pelos profissionais, para a ativação da rede de cuidados informal e formal constituída nos territórios e para a disseminação da atenção psicossocial como modelo ético de cuidado integral baseado na escuta e no acolhimento.

Data: 
2019
Autor: 
Christiane Mery Costa
Orientador: 
Felipe Rangel de Souza Machado