Os egressos dos cursos de ASB da ETSUS – ACRE: uma análise da relação entre formação e inserção profissional

Este estudo analisa a relação entre a formação e a inserção profissional dos egressos da ETSUS-AC nos anos de 2016 a 2017. O presente estudo partiu da análise da inserção dos egressos do curso de auxiliar em saúde bucal - ASB no mundo do trabalho, considerando a necessidade de compreender aspectos relacionados à complexidade da tarefa, ao posto de trabalho, à posse de saberes com ênfase no tempo de formação. A pesquisa de campo foi realizada no mês de maio de 2018 com 20 (vinte) trabalhadores, sendo alguns efetivos, bem como temporários e terceirizados, pertencentes à rede municipal e estadual de saúde, além de profissionais de outras secretarias do Estado. Para a composição da amostra foram selecionados 05 (cinco) trabalhadores de cada um dos municípios em que o curso foi ofertado, quais sejam, Brasiléia, Xapuri, Sena Madureira e Manoel Urbano. Este estudo foi realizado com base na metodologia qualitativa e como técnica foram usadas as entrevistas semiestruturadas com os egressos, pois é considerada a mais apropriada para definir as características sociais, econômicas e culturais, sobretudo por viabilizar que se perceba como é que essas características são vistas a partir do ponto de vista do entrevistado. Os resultados evidenciaram que os egressos consideram as chances de inserção profissional maiores para quem está atualizado e possui qualificação para atuar em determinadas áreas, considerando a formação uma exigência do mercado de trabalho. A busca pela qualificação, de acordo com os entrevistados, é um caminho para se aumentar as chances de empregabilidade e de inserção no mercado de trabalho. Quando analisamos a relação entre formação e inserção profissional, a partir da comparação entre a função ou cargo do egresso, percebe-se uma mobilidade ascendente nas respectivas trajetórias, que transitam para ASB. Assim, nota-se que a formação é essencial para ser o humano no contexto de suas necessidades, porém não garante a inserção no mercado de trabalho, o que depende de outros fatores da conjuntura política educacional, social e econômica.

Data: 
2019
Autor: 
Isamar de Andrade Bezerra
Orientador: