O Tutor: atribuições na mediação em EaD

Dentre tantos desenvolvimentos ao longo do século passado é notório o papel das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em praticamente todos os processos de comunicação da humanidade. Com isso, a Educação a Distância (EaD) recebeu um novo impulso fazendo surgir, por meio da Internet, formas alternativas de elaboração e de disseminação do conhecimento. A EaD, com o implemento das TIC, vai incrementando possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os processos de trabalho tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. Essa modalidade de ensino, por meio da Internet redefine substancialmente o papel do professor, que agora assume posição diferenciada daquela conhecida comumente, passando a denominar docente/tutor. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, o docente/tutor precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido e estudado. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atual política de EaD e suas implicações na atuação do docente/tutor, refletir sobre o trabalho de tutor, investigar as propostas desenvolvidas na educação à distância; analisando os processos de inclusão de docentes/tutores nos programa de capacitação; e promovendo reflexão crítica sobre a educação à distância como modalidade para formação profissional. A análise deste estudo permitiu inferir sobre a discussão da formação e capacitação do docente/tutor para atuar em EaD, considerando que a existência das TIC não promoverá novas formas de ensino, mas seu uso adequado e estratégico pode vir a ser um facilitador deste processo. Inferindo então, que a pauta de fundo desta discussão passa pela valorização docente na luta pela melhoria das condições de trabalho e de sua remuneração. A própria situação salarial destes trabalhadores coloca a profissão e os seus profissionais em verdadeira crise, o que abrange sua identidade e sua sobrevivência.

Data: 
2017
Autor: 
Ariane Fontes dos Santos