O Curso de Qualificação Didático-Pedagógica para Preceptores do INCA: um estudo sobre a relação trabalho e educação na Residência Multiprofissional

Produzir a transformação das práticas de saúde, com vistas a incorporar uma abordagem integral ao cuidado a partir das necessidades dos usuários, requer também mudanças na formação dos profissionais da área. Nesta perspectiva, o Ministério da Saúde considera a integração ensino-serviço como a estratégia capaz de gerar tais transformações por meio de processos educacionais, baseados na relação entre conteúdo e realidade. Contudo, há um caminho a ser percorrido por boa parte dos profissionais comprometidos em transformar o ambiente de trabalho em espaços educacionais, no sentido de buscar suporte pedagógico para o desenvolvimento de ações de ensino. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo central analisar a influência da participação no Curso de Qualificação Didático-Pedagógica para Preceptores do INCA na organização dos processos de trabalho e no exercício da função de preceptoria. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de seis categorias da área da saúde, egressos do curso em questão nos anos de 2017 e 2018. O estudo se deu sob uma abordagem qualitativa e o tratamento do material obtido no trabalho de campo foi orientado pela Análise de Conteúdo, sob a modalidade Análise Temática. A discussão foi construída a partir de resultados atingidos a cerca de aspectos referentes a formação profissional e a gestão do trabalho, além de pontos relativos à relação estabelecida com a função de preceptoria. A pesquisa apontou que, apesar das melhorias produzidas pela participação no curso, para que sejam alcançadas as transformações pretendidas nos modelos de formação e de práticas em saúde, é necessário que os processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) sejam acompanhados de mudanças no arcabouço das organizações, com movimentos sucessivos de rompimento do status quo.

Data: 
2020
Autor: 
Tainá Duarte Meinicke Farias