O BACHAREL EM SAÚDE COLETIVA: um novo trabalhador no campo da saúde no Brasil

O objeto desta dissertação é o estudo do Bacharel em Saúde Coletiva a partir do seu desenho formativo como um novo trabalhador no campo da saúde no Brasil. Para isso, a pesquisa enfocou o campo da saúde coletiva no Brasil, os pilares de sustentação da graduação em saúde coletiva, a Reforma Sanitária Brasileira, Sistema Único de Saúde (SUS) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva -ABRASCO. Para desenvolver essas questões foi necessário realizar um caminho que contemplou um breve resgate histórico percorrido para a criação dessa nova graduação, o processo formativo desse sujeito e a inserção profissional, considerando as dimensões teóricometodológicas, ético-políticas e técnico-operativas, pensando como isto se desenvolve dadas as particularidades desse novo trabalhador. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem qualitativa, baseada na revisão e análise da literatura, mediante documentos institucionais, legislação, livros, artigos em periódicos, dissertações de mestrado e demais publicações relacionadas ao tema e coleta de dados, abordoando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Graduação em Saúde Coletiva, Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os Projetos Políticos Curriculares (PPC) Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O bacharel da Saúde Coletiva reflete o acúmulo de experiências de ensino em graduação e pósgraduação, representando a consolidação do processo de institucionalização das práticas de ensino da Saúde Coletiva e avanço decisivo em direção a uma formação interdisciplinar ao nível de graduação. A identidade profissional do bacharel em saúde coletiva é construída em processos contraditórios, não lineares, e que o mercado de trabalho não é dado a priori, mas é o resultado de lutas e da correlação de forças políticas e ideológicas que disputam o poder no âmbito da saúde, assim como em outras políticas públicas sociais. A luta pelo reconhecimento da profissão é constante e tem mobilizado diversos estudantes e egressos nesse processo e na consolidação dos espaços de trabalho.

Data: 
2023
Autor: 
Raimunda Elaine Araújo Barreto