As linguagens da arte no processo formativo dos Agentes Comunitários em Saúde do Sistema Único de Saúde

A dissertação é fruto da pesquisa realisada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSVJ), traçou diálogos entre o trabalho, a educação, a cultura e a arte em nossa sociedade, partindo da análise reflexiva do cotidiano, em sua relação com a dimensão da estética. Para tal, objetivou-se analisar a construção curricular a partir de uma ampla visão de seu conceito, enquanto um processo histórico, político, social, econômico e cultural, constituído para expressar uma “realidade” não neutra e que representa narrativas de determinados atores, imbuídas de relações de interesses e poder em detrimento de outros.
Partindo desses pressupostos e crendo que a educação e a arte são práticas articuladas que, mesmo apropriadas como aparelhos de um poder coercitivo, podem ser (re) apropriadas para refletir e problematizar a sociedade na qual vivemos, buscou-se identificar, através da análise do plano de curso e da experiência como docente no Curso Técnico de Agentes Comunitários em Saúde (CTACS), realizado na EPSJV, como o debate sobre cultura e sociedade realizado com a inserção das linguagens da arte (música, crônicas, filmes) na estrutura curricular, podem contribuir para um processo formativo crítico e reflexivo, promovendo um diálogo integrado entre as práticas oriundas do seu ambiente laboral e as teorias a respeito da Saúde Pública, das Políticas em Saúde e da sociedade em sua completude, almejando a valorização desse profissional de extrema importância para na consolidação do Sistema Único de Saúde.

Data: 
2019
Autor: 
Fernanda do Nascimento Martins