Juventude, trabalho, formação e futuro: o discurso dos discentes do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso dos alunos do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI, a partir do debate teórico no campo do trabalho e da educação na sociabilidade capitalista. Em última instância, a dissertação almeja ainda contribuir para a reflexão sobre a formação ofertada por essa instituição. A relevância do tema encontra-se na reflexão sobre o discurso dos alunos a respeito da formação profissional em saúde realizada na instituição mencionada e das perspectivas futuras de inserção na saúde como trabalhador técnico. O material de análise foi coletado por meio de entrevistas com discentes da instituição referida; a análise dos dados foi elaborada seguindo uma abordagem descritivo-exploratória, apontando alguns elementos para uma articulação entre discurso e ideologia, conforme a teoria da análise de discurso franco-brasileira. A dissertação se estrutura em três capítulos. Inicialmente, aborda-se a crítica ao tratamento do trabalho como capital humano e à dualidade estrutural na forma social capitalista. Em seguida, apresenta-se um breve histórico da educação profissional no Brasil; discute-se a divisão social do trabalho em enfermagem, relacionando-a com os processos de privatização da formação na área; defendem-se as bases da proposta de currículo integrado no interior da rede federal de ensino; e elabora-se uma crítica à contrarreforma do ensino médio (lei 13.415, de fevereiro de 2017). O terceiro capítulo apresenta o campo de pesquisa e a análise dos dados. Concluiu-se que o discurso dos jovens apresenta a busca por uma continuação da escolaridade e uma negação do ser técnico – como um contraponto à dualidade estrutural prescrita, mas também como uma constatação desta. Uma segunda questão crucial foi a demanda por segurança e estabilidade profissional, na contramão dos discursos correntes sobre empreendedorismo e livre iniciativa. Por fim, o discurso dos entrevistados indicou uma desvalorização parcial do currículo integrado, apontando a necessidade do aprofundamento da discussão sobre este tema junto aos jovens.

Data: 
2018
Autor: 
Fernanda Zerbinato Bispo Velasco