A integração ensino-serviço-comunidade na ETSUS- BA: análise da proposta pedagógica na perspectiva dos egressos

A proposta pedagógica baseada na Integração Ensino-Serviço-Comunidade utilizada pela Escola de Formação Técnica em Saúde do estado da Bahia (ETSUS-Ba) almeja a formação técnica e política de trabalhadores em saúde para o Sistema Único de Saúde. Para tanto, emprega em seus cursos formativos o currículo integrado, a problematização e aprendizagem significativa como estratégias para inserir, de forma reflexiva e crítica, os sujeitos da aprendizagem na realidade social da população e dos serviços de saúde. O objetivo desta pesquisa esta em analisar uma proposta pedagógica do curso técnico em enfermagem desenvolvido dentro de um hospital de Parceria Público-Privada. Na compreensão desta proposta realizada resgate histórico das políticas econômicas e sociais do Brasil, a partir de meados da década de 1970 até os anos 2000, que culminaram com as atuais políticas de saúde e educação profissional. Para tanto, utilizado a metodologia de cunho qualitativo com técnicas de revisão documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 10 (dez) egressos, trabalhadores do hospital e moradores do Subúrbio Ferroviário. Entre os resultados, identificado limites na utilização da proposta pedagógica que comprometeu a execução curricular e metodológica prevista. Estas dificuldades foram relacionadas aos interesses envolvidos nesta formação técnica que direcionava, inicialmente, a ocupação de postos de trabalho da instituição hospitalar. Na relação teoria-prática o conhecimento técnico-científico, neste processo, caracterizou-se pela sua função utilitária ao justificar a prática destes serviços. Assim, a implementação pedagógica deste curso assume um viés pragmático ao ser norteado pelo aprimoramento da prática profissional executada no cotidiano do serviço de saúde.

Data: 
2016
Autor: 
Renata Alexandrina Mendonça Mineiro Pereira Braga
Orientador: 
Júlio César França Lima