Influência do ensino de saúde mental na modificação de atitudes estigmatizantes de alunos técnicos de Enfermagem

Este estudo teve por objetivo avaliar as atitudes estigmatizantes dos alunos técnicos de enfermagem relacionadas ao transtorno mental, antes e após o ensino de saúde mental em uma perspectiva antiestigmatizante e analisar sua influência na mudança dessas atitudes. A pesquisa compreendeu uma intervenção na disciplina de saúde mental, constituída pelo planejamento e implementação de uma prática de ensino, voltada para o enfrentamento do estigma associado aos portadores de transtornos mentais. Também integrou a pesquisa o uso de uma Escala de Medida de Atitudes Estigmatizantes e Opiniões sobre a Doença Mental (ODM), um questionário avaliativo sobre as práticas de ensino aplicadas aos discentes e as observações dos alunos no transcorrer das aulas. A Escala ODM foi analisada, com o auxílio do software Statistical Package for Social Sciences 21 (SPSS), a fim de verificar se houve diferenças estatísticas significativas longitudinais, antes e após o ensino de saúde mental. Em relação aos questionários que objetivaram revelar as opiniões dos alunos sobre as estratégias de ensino a análise foi realizada categorizando cada resposta. As informações originadas da observação foram analisadas por meio da síntese dos dados coletados e apresentadas de forma a respeitar a ordem cronológica dos fatos examinados de forma a facilitar a percepção das mudanças atitudinais dos alunos no decorrer da disciplina saúde mental. Por meio da análise dos dados da estratégia de observação com os resultados obtidos com os outros instrumentos avaliativos foi possível discutir as mudanças atitudinais ocorridas nos alunos após o ensino de saúde mental. Verificou-se que houve evolução positiva das atitudes dos discentes relacionadas aos transtornos mentais, especialmente em relação aos estigmas de incapacidade, irrecuperabilidade, periculosidade, aparência estereotipada e os associados à etiologia dos transtornos. Os resultados apontaram que possivelmente a redução do estigma entre alunos técnicos de enfermagem esteve relacionada a uma organização da disciplina, com a inclusão de estratégias educacionais que promoveram em especial o contato direto e indireto dos estudantes com os portadores de transtorno mental e que defenderam o modelo de atenção psicossocial a esses indivíduos.

Data: 
2018
Autor: 
Marcela dos Santos Ferreira
Orientador: 
Maria Cecília de Araújo Carvalho