Geografia na Saúde: análise da territorialização em saúde como estratégia pedagógica

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo da Territorialização em Saúde como estratégica pedagógica no Curso de Desenvolvimento Profissional em Vigilância em Saúde para o Enfrentamento das Arboviroses, realizado na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. Como sujeitos da pesquisas tiveram profissionais da saúde com atuação em campo, como: o Agente Comunitário de Saúde (ACS), o Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS); profissionais de outros setores do governo e moradores do território. Neste estudo identificamos o papel de destaque do campo científico da Geografia da Saúde na sua contribuição para o entendimento do processo de saúde-doença, tendo como referência teórica e metodológica a categoria Território, e a Territorialização como uma metodologia de análise das condições de vida e saúde. Em um segundo momento, examinamos as definições de saúde, a contribuição da Educação em Saúde, da Promoção da Saúde e as atribuições dos ACS e ACE. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa, por meio da Observação Participante com o uso do roteiro e diário de campo, a aplicação de questionário e de entrevistas estruturadas. Os dados obtidos foram transcritos e analisados de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin. O principal resultado desse trabalho se refere a um novo olhar sobre a produção da saúde e da doença no território, principalmente dos profissionais de saúde, após a aplicação da metodologia da territorialização em saúde. Assim como, para uma interpretação de saúde positiva, que se relacione com os determinantes sociais de saúde. O presente trabalho leva para a expansão da reflexão da articulação da Ciência Geográfica com a Saúde e com Sistema Único de Saúde.

Data: 
2020
Autor: 
Priscilla Pedrette de Mello Alves
Orientador: