A formação técnica de nível médio em Saúde Bucal na forma concomitante à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Técnica do SUS-Acre
No Brasil, desde final do século XIX, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EP) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm sido desenvolvidas por diferentes instituições de ensino, da sociedade civil e do estado, com orientações político-educacionais e estratégias didático-pedagógicas consonante aos modelos de desenvolvimento social e econômico e as concepções de educação de cada época. Ora conformadas como ação assistencialista para responder às demandas das classes dominantes, ora como ações educativas focal para atender à produção e ao consumo. No que tange a Saúde Bucal (SB), ao longo da formação histórico-cultural brasileira foi, até a década de 1970, negligenciada pelo Estado, embora houvesse desde os anos 60 na estrutura administrativa o serviço nacional de fiscalização da odontologia e incipientes ações de fluoretação da água de abastecimento público. Até então o país se caracterizava como desdentado e a população com graves problemas de SB. Essa problemática subsidiou o desenvolvimento da dissertação que buscou responder a um conjunto de questões colocadas como desafios para formação técnica de nível médio em SB desenvolvida pela ETSUS-Acre. O objetivo foi analisar a implantação da formação técnica de nível médio em SB na forma concomitante a EJA oferecida pela ETSUS/Acre. Para tanto, foi necessário descrever as condições iniciais e as repercussões políticas, operacionais e pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem; mapear a formação e qualificação dos docentes que atuaram na formação técnica e no ensino médio/ EJA e registrar as potencialidades e fragilidades identificadas no desenvolvimento do processo formativo. Com isso, articulou, sistematicamente, a formação técnica em SB e o ensino médio/EJA para compreender o processo de ensino-aprendizagem e a instrumentalização de jovens e adultos para a vida profissional e social por meio de processos formativos significativos. A metodologia teve abordagem qualitativa descritiva e delineamento o estudo de caso. Foi realizada análise de documentos (Diretrizes Curriculares Nacional para área da Saúde e Ambiente, Política Nacional de Saúde Bucal, Projeto Político Pedagógico da ETSUS-ACRE e Plano de Curso) para compreensão do contexto político-institucional e educacional, e a definição de categorias de análise. Foram aplicados questionários com perguntas abertas a informantes-chaves (14 sujeitos - 06 estudantes, 02 coordenadores da equipe pedagógica da EJA e da EP, e 06 professores, 02 da EP e 04 da EJA) para compreensão do processo formativo. As respostas dos sujeitos foram organizadas por meio da análise de conteúdo, cujos núcleos de sentidos desvelaram como aspectos favoráveis: o pioneirismo do Acre na oferta de curso técnico em SB na modalidade EJA, com qualidade e com compromisso da gestão estadual e das instituições escolares envolvidas, e a conformidade e adequação de elementos curriculares como carga horária e duração; conteúdo programático; material didático; estágio supervisionado e metodologia aplicada. Como aspectos desfavoráveis identificam: a histórica dicotomia entre ensino médio e educação profissional, com lacunas na integração teoria e prática, deixando ao estudante a tarefa de realizá-la em seu cotidiano, e a pouca absorção dessa força de trabalho no mercado de trabalho em saúde, em especial na ABS, suscitando novas pesquisas que avaliem essa dimensão técnica do cuidado em SB no Acre.