A formação técnica de nível médio em Saúde Bucal na forma concomitante à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Técnica do SUS-Acre

No Brasil, desde final do século XIX, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EP) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm sido desenvolvidas por diferentes instituições de ensino, da sociedade civil e do estado, com orientações político-educacionais e estratégias didático-pedagógicas consonante aos modelos de desenvolvimento social e econômico e as concepções de educação de cada época. Ora conformadas como ação assistencialista para responder às demandas das classes dominantes, ora como ações educativas focal para atender à produção e ao consumo. No que tange a Saúde Bucal (SB), ao longo da formação histórico-cultural brasileira foi, até a década de 1970, negligenciada pelo Estado, embora houvesse desde os anos 60 na estrutura administrativa o serviço nacional de fiscalização da odontologia e incipientes ações de fluoretação da água de abastecimento público. Até então o país se caracterizava como desdentado e a população com graves problemas de SB. Essa problemática subsidiou o desenvolvimento da dissertação que buscou responder a um conjunto de questões colocadas como desafios para formação técnica de nível médio em SB desenvolvida pela ETSUS-Acre. O objetivo foi analisar a implantação da formação técnica de nível médio em SB na forma concomitante a EJA oferecida pela ETSUS/Acre. Para tanto, foi necessário descrever as condições iniciais e as repercussões políticas, operacionais e pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem; mapear a formação e qualificação dos docentes que atuaram na formação técnica e no ensino médio/ EJA e registrar as potencialidades e fragilidades identificadas no desenvolvimento do processo formativo. Com isso, articulou, sistematicamente, a formação técnica em SB e o ensino médio/EJA para compreender o processo de ensino-aprendizagem e a instrumentalização de jovens e adultos para a vida profissional e social por meio de processos formativos significativos. A metodologia teve abordagem qualitativa descritiva e delineamento o estudo de caso. Foi realizada análise de documentos (Diretrizes Curriculares Nacional para área da Saúde e Ambiente, Política Nacional de Saúde Bucal, Projeto Político Pedagógico da ETSUS-ACRE e Plano de Curso) para compreensão do contexto político-institucional e educacional, e a definição de categorias de análise. Foram aplicados questionários com perguntas abertas a informantes-chaves (14 sujeitos - 06 estudantes, 02 coordenadores da equipe pedagógica da EJA e da EP, e 06 professores, 02 da EP e 04 da EJA) para compreensão do processo formativo. As respostas dos sujeitos foram organizadas por meio da análise de conteúdo, cujos núcleos de sentidos desvelaram como aspectos favoráveis: o pioneirismo do Acre na oferta de curso técnico em SB na modalidade EJA, com qualidade e com compromisso da gestão estadual e das instituições escolares envolvidas, e a conformidade e adequação de elementos curriculares como carga horária e duração; conteúdo programático; material didático; estágio supervisionado e metodologia aplicada. Como aspectos desfavoráveis identificam: a histórica dicotomia entre ensino médio e educação profissional, com lacunas na integração teoria e prática, deixando ao estudante a tarefa de realizá-la em seu cotidiano, e a pouca absorção dessa força de trabalho no mercado de trabalho em saúde, em especial na ABS, suscitando novas pesquisas que avaliem essa dimensão técnica do cuidado em SB no Acre.

Data: 
2019
Autor: 
Rosângela Queiroz de Lima da Silva
Orientador: 
Grácia Maria de Miranda Gondim