A formação omnilateral nos cursos técnicos em enfermagem: um estudo de caso na cidade de Volta Redonda

A pesquisa tem como objetivo identificar indicativos de uma formação omnilateral nos cursos técnicos em enfermagem de duas instituições de ensino (uma de natureza pública e outra privada) na cidade de Volta Redonda. Por meio da abordagem qualitativa, foram analisados os documentos fornecidos pelas instituições como os Projetos Político Pedagógicos e as ementas de disciplinas, além de realizar entrevistas semiestruturadas com os docentes do último período do curso e uma dinâmica dialógica com os discentes baseada no Círculo de Cultura concebido por Paulo Freire (1963). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa e crítica destes cursos, a dissertação apresenta conceitos essenciais e integrantes das categorias utilizadas para a análise requerida pela pesquisa tais como: formação omnilateral, ensino unilateral, politecnia, trabalho e educação na perspectiva de Marx apud Sousa Junior (2009), Aristóteles apud Hourdakis (2001), Freire (1963) e Dermeval Saviani (2003). Utilizou-se da análise do corpus documental fornecido pelas instituições a fim de identificar tais indicadores, com o apoio das categorias teórico-conceituais. As entrevistas semiestruturadas e a dinâmica do Círculo de Cultura foram usadas por permitirem a atenção ao discurso do sujeito como ser sócio-histórico. Os discursos produzidos foram revisados pela análise de discurso e deles extraídos os trechos julgados condizentes com base nas categorias de análise. São apresentadas, além da análise crítica da experiência do estudo de caso, as considerações sobre os indícios de formação omnilateral dos cursos pesquisados no âmbito documental, visões dos docentes e dos discentes.

Data: 
2022
Autor: 
Diego Cauê de Almeida
Orientador: 
Francisco José da Silveira Lobo Neto