Formação de conselheiros de saúde: a percepção dos conselheiros sobre a experiência do Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, no período de 2005 à 2012

Este estudo buscou entender e discutir a formação de conselheiros de saúde, com foco no Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, situado na região do Médio Paraíba, Estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo foi analisar as iniciativas de formação de conselheiros desenvolvidas no período de 2005 a 2012, no Conselho Municipal de Saúde, com a perspectiva de identificar quais são os principais desafios em relação à formação de conselheiros. A pesquisa norteou-se pelas seguintes indagações:Quem organiza as atividades de formação de conselheiros? Quem demanda? Qual o lugar dos conselheiros de saúde nestes processos formativos? Quem define os temas a serem trabalhados nas atividades de formação? De quais concepções de formação estamos falando? Para desenvolvimento do estudo foram levantadas as iniciativas de formação de conselheiros realizadas e ou apoiadas pelo CMS de Volta Redonda no período delimitado, e feito o mapeamento dos conselheiros que participaram das atividades de formação/capacitação. A metodologia envolveu aplicação de questionários e pesquisa documental, com a finalidade de conhecer a avaliação e os principais desafios identificados pelos conselheiros em relação às atividades de formação realizadas. Buscou-se também conhecer o grau de conhecimento dos mesmos sobre a política de formação de conselheiros de saúde disponibilizada pelo Conselho Nacional de Saúde. A nossa discussão aponta para a necessidade de revisão da política de formação de conselheiros na perspectiva de repensá-la. Com base no pensamento de Paulo Freire e Vicent Valla, discutimos a importância de inserir os conselheiros na organização, definição dos conteúdos e metodologias, assim como na proposição das atividades de formação, uma vez que são sujeitos ativos que podem a partir da sua experiência e vivência trazer ricas contribuições para a superação das dificuldades encontradas.

Data: 
2013
Autor: 
Maria de Fátima Brito de Rezende
Orientador: 
Francini Lube Guizardi