Educação Profissional: reflexões sobre o processo de avaliação educacional na ETSUS Blumenau - Dr. Luiz Eduardo Caminha

Essa pesquisa tem por objetivo analisar os processos de avaliação do ensino/aprendizagem realizados pela ETSUS Blumenau considerando as diferentes concepções e cultura(s) de avaliação e o seu projeto político pedagógico. Nela são discutidas as concepções de ensino e sua relação com a avaliação, os aspectos históricos da avaliação, o saber profissional, a formação docente, o currículo como parte integrante da prática avaliativa e os instrumentos de avaliação. Faz-se um resgate histórico e atual do processo pedagógico e de avaliação realizado pela ETSUS Blumenau e análise dos dados provenientes da pesquisa de campo. É um estudo com abordagem qualitativa, com docentes que atuaram em sala de aula e no serviço e a equipe pedagógica da escola. O referencial teórico foi construído a partir da pesquisa bibliográfica com autores que discutem sobre as concepções de ensino e a avaliação de aprendizagem, de forma geral e na educação profissional em saúde e de pesquisa documental nos acervos da ETSUS Blumenau. Na pesquisa de campo foi utilizado como técnica o grupo focal para coleta de dados e a análise de conteúdos sob a modalidade de Análise Temática como método para elaborar as categorias e análise e tratamento dos dados. A pesquisa evidencia potencialidades e dificuldades na prática avaliativa, que a avaliação é processual dentro de uma concepção de ensino que se aproxima de uma proposta crítico-emancipatória e de uma noção de competência humana do cuidado em saúde. Também apontou que a avaliação permeia o currículo e faz conexão com o Projeto Político Pedagógico da Escola, sendo que a formação docente é um dispositivo importante para realização dos processos avaliativos e o Registro de Fatos e Situações se constituiu como instrumento para acompanhar o processo de aprendizagem do discente. Embora todas essas evidências positivas, cabe ressaltar a necessidade de refletir com mais profundidade o ensino por competências, de reestruturar o PPP da escola, de implementar processos de qualificação das práticas pedagógicas aos docentes, realizadas de forma sistemática. Foi verificada, também, a necessidade de qualificar a linguagem e o tipo de informações a serem inseridas nos instrumentos de registros e sua função para a avaliação, bem como, uma maior aproximação entre os docentes dos momentos de concentração e do serviço, intensificando a comunicação entre ambos.

Data: 
2019
Autor: 
Teresinha Clarete Testoni Nogueira