Educação popular em saúde como práxis político-pedagógica no contexto de luta pelo direito à saúde e mudança do modelo de atenção à saúde

Esta dissertação apresenta uma análise sobre o processo histórico de consolidação da educação popular como política nacional e práxis político-pedagógica no contexto de luta pelo direito à saúde e de mudança do modelo de atenção. O estudo objetivou responder questões relacionadas à pedagogia freiriana e sua relação com a educação popular, bem como ao processo de construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), seus atores, princípios, estratégias, avanços e desafios atuais para o campo da saúde. O percurso metodológico se deu através de abordagem qualitativa, a partir de revisão de literatura e revisão documental. Os resultados da pesquisa mostram que diversas experiências em educação popular em saúde aconteceram desde a publicação da PNEPS-SUS, contudo, muitas dessas experiências nos últimos anos não foram impulsionadas pelo Ministério da Saúde, mas sim por outras instituições que mantiveram autonomia para continuar o trabalho da educação popular. Os avanços da política foram possíveis por conta dos diversos atores, movimentos e instituições que permaneceram comprometidos com a luta pelo direito à saúde e mudança do modelo de atenção à saúde, e implementaram importantes ações favoráveis à construção da educação popular no Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, é importante considerar que vivemos contextos de instabilidades, incertezas e ameaças às políticas públicas nos últimos anos, com iniciativas de privatização e terceirização que dificultam toda uma mudança do modelo de atenção e a garantia do direito à saúde. (AU)

Data: 
2023
Autor: 
Juerlani da Silva dos Santos
Orientador: