Educação Politécnica no Brasil: contribuições para um estado da arte no período de 1990 a 2017 a partir do estudo do Banco de Teses e Dissertações da CAPES

A presente dissertação tem por objetivo mapear e discutir a produção acadêmica sobre educação politécnica no Brasil, por meio do estudo dos resumos das teses e dissertações defendidas no período de 1990 a 2017. Para tanto, inicialmente, aprofunda-se a temática por meio de pesquisa bibliográfica, em seguida, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações disponibilizadas no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, com o intuito de identificar quem fala e o que se fala sobre politecnia no período de 1990 a 2017. A partir desse mapeamento foi formado um corpus com 151 produções acadêmicas, entre teses e dissertações, tendo como base de busca os descritores “politecnia” e “educação politécnica”. Ao final, realiza-se uma análise qualitativa e quantitativa das 151 produções acadêmicas. Para análise de conteúdo dos resumos, considera-se apenas 72 produções acadêmicas, utilizou-se a técnica de análise com base em Bardin (2016). Os resultados da pesquisa revelam a polissemia do termo, as muitas discussões a seu respeito, mostra também que alguns Estados do Brasil tentaram desenvolver a educação politécnica, assim como muitos Institutos Federais focam no ensino médio integrado. Percebe-se também as dificuldades de desenvolvimento da educação politécnica, tendo em vista as características e contradições da educação na sociedade capitalista.

Data: 
2018
Autor: 
Josiany Dantas da Mota
Orientador: 
Ana Margarida de Mello Barreto Campello