Educação permanente em saúde em ato: desafios para a construção de uma política de educação permanente em saúde viva - concepções e formulação

Discorre sobre a análise do processo de construção da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde do Tocantins, por meio dos participantes da sua formulação, buscando investigar os limites e potencialidades desta Política no Estado, no período de setembro de 2016 a novembro de 2018. Relata o contexto histórico do surgimento da Educação Permanente em Saúde, até sua inserção na área da saúde, perpassando pelos aspectos socioeconômicos e políticos do Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, empregou-se como técnicas de coletas de dados, além da revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada, o grupo focal, a observação participante e a pesquisa documental. E, como técnica de análise dos dados utilizou a análise de conteúdo, a partir da qual foram elaboradas as categorias de análise: Concepções dos sujeitos; Formulação: elementos e estratégias potentes; e, Limites e potencialidades, descritas no capítulo que trata dos Resultados: Análises e Discussões. Destaca como resultados a intensa transferência de conhecimento entre os sujeitos; a consolidação do grupo de trabalho; pois, apesar das inúmeras limitações postas nesta construção, foi possível verificar que os sujeitos aplicaram a pedagogia da Política, ressignificaram e fizeram outro caminho, deste modo, se constatou que há uma semente plantada, em cada sujeito deste processo. Conclui enfatizando que a grande potência da Política, se aplicada como planejada, será o empoderamento dos diferentes atores e melhoria das práticas de cuidado em saúde. Contudo, para que ela receba a capilaridade e representatividade almejada, torna-se necessário o apoio da gestão em todos os âmbitos.

Data: 
2018
Autor: 
Laudecy Alves do Carmo Soares
Orientador: 
Ialê Falleiros Braga