EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS ETSUS: Um olhar sobre a capacitação pedagógica dos professores/tutores

Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar, sob a perspectiva dos docentes e coordenadores de cursos, a capacitação pedagógica oferecida pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS) aos professores/tutores que ministram cursos a distância. A coleta de dados foi realizada em cinco ETSUS, uma de cada região do país, onde foram distribuídos questionários on-line para os professores/tutores e realizadas entrevistas por videoconferência com os coordenadores. A análise dos dados e as reflexões sobre as falas levaram à percepção que as escolas estão em estágio de desenvolvimento e estruturação diferenciados no que se refere à educação a distância (EaD). Em relação à capacitação pedagógica, todas as instituições ofertam ações em maior ou menor grau de organização e na percepção dos professores/tutores tais ações auxiliam suas práticas, embora alguns considerem insuficiente. Para os coordenadores, algumas melhorias ainda são necessárias para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.

Data: 
2021
Autor: 
Valéria Cristina Cardoso Adriano