EAD: critérios e diretrizes para utilização em ações educacionais na ESP-MG

Esse estudo visa a proposição de critérios e diretrizes para aplicação de recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC’s, quando for o caso, nas ações educacionais presenciais, a distância e mistas (“blended learning”), ofertadas pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – ESP-MG. A partir do histórico da Educação a Distância na ESP-MG e do momento vivenciado de reimplantação da EaD na escola, fez-se necessário percorrer o caminho no sentido de contribuir para a efetivação da EaD como ferramenta de Educação Permanente em Saúde. Dessa forma, foi realizada revisão bibliográfica sobre as temáticas: Educação e Educação a Distância, Educação Permanente em Saúde e Tecnologias: desenvolvimento e usos. A partir da revisão, passou-se à análise documental, tendo como referência: A legislação federal, estadual e documentos internos da ESP-MG. A partir da análise documental e das reflexões desencadeadas pela revisão bibliográfica, foi possível propor critérios, que teriam caráter norteador do processo de trabalho da ESP-MG, ao trazer mais clareza sobre em quais situações é recomendável a utilização dos recursos de TDIC nas ações educacionais. Já as diretrizes, entendidas aqui como orientações a serem seguidas para que, optando-se pela utilização das TDICs, os preceitos da EPS sejam contemplados.

Data: 
2019
Autor: 
Patrícia Rezende Canuto de Souza Rodrigues