CORPO NA E DA EJA: Reflexões acerca das dimensões político-pedagógicas do currículo da educação física

Este trabalho tem como objetivo identificar se as concepções de corpo, que se desdobram e se fundamentam nos currículos e nos documentos legais para a disciplina de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, se dão a partir de uma perspetiva emancipatória ou opressora. A dissertação se organiza em três capítulos. No primeiro, abordamos os conceitos, ou seja, os pressupostos teóricos da temática da pesquisa a fim de delimitar o olhar sobre o objeto a ser estudado. No segundo, realizamos uma análise dos documentos utilizados para orientações político pedagógicas do currículo para a Educação de Jovens e adultos, em especial, na componente curricular Educação Física nas instituições de educação pública da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC/RJ, e na EJA Manguinhos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz. E por fim, no terceiro capítulo, apresentamos os achados desta pesquisa documental, concluindo que a educação proposta pela EJA Manguinhos, apesar das limitações curriculares impostas para a disciplina de Educação Física como café com leite, se configura como um espaço onde se encontra um currículo para a emancipação humana e decolonial da EJA. Enquanto a Seeduc é uma rede que ainda reproduz o currículo no modelo de ensino hegemônico e tradicional para a EJA. Concluimos, destacando que para propor um currículo comprometido com a emancipação humana na EJA é, além dos conteúdos a ensinar, antes de tudo o caminho do fazer-se humano, da humanização dos (as) sujeitos(as), enquanto seres históricos e produtores de conhecimento, conscientes sobre suas necessidades e das precariedades da vida. (AU)

Data: 
2023
Autor: 
Rosangela Silveira de Carvalho