Concepções pedagógicas na formação do profissional Técnico de Enfermagem da Escola Técnica Estadual de Saúde - Faetec

O presente trabalho surgiu a partir de reflexões sobre as concepções pedagógicas que norteiam o curso de formação técnico em enfermagem, na modalidade subsequente, da Rede FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica). O estudo da proposta educacional apresentada pela instituição levou ao seguinte questionamento: a organização curricular aponta para uma formação de trabalhadores que contempla o desenvolvimento do homem como ser social ou somente para o objetivo de promover o encontro entre formação e emprego? A formação de um trabalhador crítico ou despolitizado vai depender se estamos apontando para uma formação baseada no desenvolvimento de habilidades e competências para desempenhar funções específicas e necessárias ao mercado de trabalho capitalista, onde o sujeito aprende para reproduzir; ou para uma formação humana e social do sujeito, pela qual este pode obter ferramentas/saberes que vão auxiliá-lo no seu processo de construção e transformação, levando-o a desenvolver capacidade de reflexão, pensamento crítico e exercício de sua cidadania. Face ao exposto, o estudo objetivou investigar a proposta curricular do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem oferecido pela FAETEC-RJ na forma subsequente, à luz do pensamento pedagógico crítico. Realizou-se a análise de documentos norteadores do currículo da instituição, o plano/ementa do curso, a fim de identificar a/as correntes pedagógicas que tendem a orientar a formação do técnico em enfermagem do curso analisado. O delineamento metodológico para elaboração deste trabalho manteve a referência da pesquisa qualitativa, porém mediante a construção de dados em documentos, bem como a interpretação do respectivo conteúdo, com base em uma fundamentação teórica que ajudasse a elucidar o problema pesquisado. A dificuldade de seguir o caminho metodológico que previa a realização de entrevistas, levou a orientadora a considerar a pertinência de realizar uma entrevista com a própria mestranda. Essa ideia baseou-se no contato da orientadora com estudos etnográficos e autoetnográficos. A intenção foi buscar dar vida a questões depreendidas da análise documental, correlacionando elementos institucionalizados pelos documentos com a experiência e percepção próprias da investigadora. Mediante a investigação e análise de dados, tentou-se identificar a concepção de formação humana que norteia a proposta curricular e sua pertinência ao projeto político da instituição. Conclui-se que os currículos do curso analisado são baseados em competências e a prática pedagógica mostrou que a concepção norteadora é a Pedagogia das Competências.

Data: 
2022
Autor: 
Márcia Valéria Alves