Concepções de professores de EJA sobre trabalho e formação humana: estudo exploratório no município de Queimados - Baixada Fluminense

Esta dissertação destaca alguns aspectos da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e de sua consolidação como modalidade de ensino. Recupera a história do município de Queimados, a memória da cidade desde os tempos de distrito de Nova Iguaçu até sua emancipação, com o propósito de refletir sobre as peculiaridades históricas e sociais que compõem a singularidade da EJA nesse lugar. Apresenta o processo de constituição dessa modalidade de ensino em uma escola municipal da cidade de Queimados, por meio da análise de dados coletados em entrevistas semiestruturadas, analisa como seus trabalhadores docentes percebem e desenvolvem as concepções de trabalho como formação humana. Procura refletir sobre as narrativas dos professores e a sua dimensão social no mundo do trabalho precarizado, buscando possibilidades para construir uma escola que não se afaste de seu papel principal que, entende-se ser o apoderamento de seus sujeitos.

Data: 
2014
Autor: 
Veronica da Cunha Andrade Santos
Orientador: 
Ana Margarida de Mello Barreto Campello