Arte e Saúde: o Teatro na Educação em Saúde

A presente pesquisa objetiva levantar possibilidades e implicações da utilização do teatro para a educação dos trabalhadores. Desenvolve revisão bibliográfica referenciada no materialismo histórico e dialético. Discute processo de conhecimento e suas relações com a racionalidade científica, ressaltando a importância da percepção e da sensibilidade. Analisa o desenvolvimento dos Estudos Culturais na Inglaterra, que apontam para o conceito de cultura como produção social de uma coletividade. Pesquisa em Adorno e Benjamim o papel da arte nas sociedades capitalistas, o desenvolvimento da indústria cultural e a alienação do artista. Estabelece relações entre estética e poder no capitalismo. Estuda elementos da formação cultural brasileira detendo-se no desenvolvimento do Projeto Nacional Popular, destacando os Centros Populares de Cultura, a educação de Paulo Freire e o teatro de Augusto Boal. Investiga relações entre arte e educação na escola básica, na educação popular em saúde e na educação profissional em saúde. Analisa duas experiências: o uso do teatro na formação do agente comunitário de saúde, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e o desenvolvimento de um grupo de teatro com funcionários da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos. Apresenta depoimentos a partir de entrevistas com profissionais atuando na interseção dos campos da educação, teatro e saúde. Destaca questões como a valorização da experiência, processo de trabalho coletivo, liberdade e criatividade na educação dos trabalhadores.

Data: 
2010
Autor: 
Irene Leonore Goldschmidt