Análise do perfil dos docentes e das práticas pedagógicas nos cursos técnicos em Radiologia

Do surgimento dos cursos para habilitação do operador de raios X, na década de 1950, à regulamentação profissional, em 1985, os cursos técnicos expandiram-se e a demanda por docentes aumentou. Porquanto os programas de licenciatura não absorveram a demanda, a experiência em serviço tornou-se requisito à prática docente. Diante da ausência de formação específica para o trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do modo defasado como se desenvolveu ao longo da história, quais seriam os atributos relevantes a uma educação que valorize a formação integral do trabalhador? Como pensar uma formação docente que fortaleça os aspectos sociais do trabalho além de oferecer o aporte teórico-metodológico para uma prática mais crítica na educação profissional? Esta pesquisa estrutura o perfil dos docentes e de suas práticas pedagógicas nos cursos técnicos de Radiologia, com a finalidade de discutir o processo de qualificação docente na área. Para tanto, relaciona o processo de capacitação docente com o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil, mapeia e analisa as características da formação dos professores e suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa, realizado com pesquisa de campo, utilizando um corpus de 26 participantes, docentes de cursos técnicos em Radiologia, em exercício na rede privada de ensino, da região metropolitana dos municípios de Niterói e São Gonçalo. Foram aplicados questionários semiestruturados, divididos em dois blocos que, inicialmente, estruturam o perfil docente quanto sua formação, experiência e atributos pessoais para, em seguida, se proceder ao mapeamento e análise das práticas pedagógicas sob os aspectos do planejamento, ensino e avaliação. Os participantes foram estratificados em quatro grupos de análise, conforme a relação entre tempo de experiência técnica e docente. O perfil docente é jovem, com idade máxima de 40 anos e sua qualificação ainda se dá por cursos de extensão e qualificação profissional, que fornece aprofundamento técnico em determinada especialidade diagnóstica, sem interface com o trabalho docente, que se consolida pela quantidade de conhecimentos e titulações acumuladas. O mapeamento do trabalho docente mostra que as práticas refletem a ausência de preparo pedagógico, evidenciada pela quantidade de discrepâncias e contradições nos quesitos planejamento, ensino e avaliação, que se demonstram por meio da relação com os alunos, planejamento de aulas e atividades, além da falta de critérios quanto aos objetivos da avaliação. Ao final deste estudo, observamos que as características dos docentes apresentadas seguem as tendências das políticas educacionais e da lógica econômica na qual nossas políticas públicas estão inseridas. Embora o trabalho docente não determine a formação do trabalhador, ele opera esses processos, colocando em prática os projetos das diretrizes curriculares. Logo, a consolidação de políticas para a formação docente do ensino técnico é necessária, seja como licenciatura, complementação pedagógica integrada à graduação tecnológica ou pós-graduação lato sensu, de modo que possibilitem a formação de trabalhadores com uma visão cidadã e social da realidade, com capacidade crítica de análise e um espírito criativo para a transformação.

Data: 
2016
Autor: 
Raphael de Oliveira Santos