Análise de educação permanente na Educação Profissional em Saúde no Estado de Goiás

A dissertação apresenta uma análise da Educação Permanente na Educação Profissional no Estado de Goiás/GO, tendo como recorte temporal o marco inicial o ano de 2003, a partir da criação da PNEPS a partir da instalação dos Polos de Educação Permanente em Saúde (PEPS), sua constituição e ações realizadas, à época, para a implantação da PNEPS, em 2004 e em 2007, quando os PEPS foram substituídos com a criação das CIES. O estudo avança até o ano de 2017, descrevendo os avanços e retrocessos da educação permanente em saúde (EPS), em Goiás. O estudo teve como objetivo principal discutir a implantação e operacionalização da Política Nacional da Educação Permanente em Saúde, considerando as ingerências do contexto político, econômico e social, e sua importância na educação profissional em saúde no estado de Goiás. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo de natureza documental, tomando como referência a análise de conteúdo de Bardin, onde foram selecionados documentos de fontes primárias, como: Atas, relatórios, PAREPS, Resoluções, Projetos de Cursos, documentos da SES e da Secretaria Escolar, documentos da Secretaria Executiva da CIES Estadual. Assim como fontes secundárias selecionados da produção bibliográfica latino-americana e nacional, tais como, teses, dissertações, artigos e outros. O estudo conclui que a implementação da PNEPS ainda tem um longo caminho a percorrer, consolidar sua capacidade político-pedagógica da educação permanente em saúde. Distinguimos a necessidade de articulação entre as estratégias de educação permanente e educação continuada de modo a potencializar a sua abordagem político-pedagógica quanto à qualificação profissional.

Data: 
2019
Autor: 
Tânia Valéria Lucas
Orientador: 
Júlio César França Lima