Análise das condições de funcionamento das bibliotecas nas instituições de formação dos trabalhadores técnicos em saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop)

O tema abordado nesta dissertação é referente às condições em que se encontram as bibliotecas das instituições de formação de trabalhadores técnicos em saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com as quais a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio mantém parcerias de cooperação técnica internacional. O objetivo geral do estudo foi analisar a estrutura física, os recursos tecnológicos, os recursos humanos e o acervo das referidas bibliotecas, a fim de subsidiar as ações de cooperação desenvolvidas pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no âmbito da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde. Os resultados da pesquisa mostraram que: a maior parte dos trabalhadores dessas bibliotecas não possuem formação específica para a atividade; o acervo disponível revelou disparidade significativa em relação aos tipos e quantidades de materiais, além de serem apresentados em idiomas que não o português, que é preferencial; os recursos físicos são insuficientes, como ainda o espaço e a localização das bibliotecas; os recursos tecnológicos carecem de melhoria, incluindo-se o acesso a Internet. Concluiu-se que as condições apresentadas pelas bibliotecas pesquisadas são insuficientes para oferecer suporte à formação da força de trabalho em nível técnico, como ainda, para subsidiar a atividade docente, uma vez que, além da insuficiência e desatualização das obras disponíveis, há também precariedade nas instalações, mobiliário e equipamentos disponíveis.

Data: 
2016
Autor: 
Anderson Leonardo de Azevedo