Educação permanente em saúde: um estudo sobre as ações desenvolvidas no Hospital Risoleta Tolentino Neves
A dissertação teve como principal motivação a necessidade da autora, enquanto mestranda e pesquisadora, atuando em um hospital de Belo Horizonte, de investigar a interseção entre teoria e prática na Educação Permanente em Saúde (EPS). Ao observar os desafios dos gestores assistenciais em aplicar a EPS, a autora buscou com esse trabalho, contribuir para a melhoria dessas práticas no hospital, visando trazer melhorias para o cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde e aprimorar o cuidado oferecido aos usuários. O estudo, assim, se alinha com o desejo de integrar de maneira mais eficaz a teoria da EPS com as práticas assistenciais no ambiente hospitalar. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com a abrangência de revisão bibliográfica e documental. Foi utilizado um questionário semiestruturado aplicado aos gestores assistenciais da instituição via Google Forms, respeitando a preservação de dados dos participantes, norteado pelas normas éticas da Resolução CNS 466/2012 e CNS 510/2016, com aprovação do Comitê de Ética. Também foi utilizada a pesquisa documental, analisando registros sobre práticas de Educação Permanente na instituição, como treinamentos, fluxos e relatórios. A análise documental proporcionou a compreensão de fenômenos sistêmicos relacionados ao tema dentro de um contexto histórico sobre o tema na instituição. Na análise geral do resultado da pesquisa realizada com gestores assistenciais, a motivação e o engajamento dos profissionais, juntamente com os desafios estruturais e conceituais da EPS foram apontadas como fatores primordiais para a efetivação e fortalecimento de uma política de Educação Permanente e das ações educativas com eficácia. Para isso, segundo o resultado analisado, será necessário desenvolver abordagens que envolvam e incentivem a participação mais ativa e contínua dos profissionais, integrando a cada dia mais a EPS aos setores de maneira prática, no cotidiano das equipes de saúde.