Apresentação

Os cursos de Especialização e Mestrado Profissional, que compõem o Programa de Pós-graduação da EPSJV, são baseados em conteúdos e reflexões da área de Trabalho, Educação e Saúde, com ênfase nas políticas sociais de educação e saúde. São voltados para professores do ensino técnico e outros profissionais que, mesmo possuidores de titulação superior e pós-graduação nas suas áreas específicas, têm a possibilidade de melhorar a capacidade de formulação e de ensino na educação profissional.

Os cursos de pós-graduação da EPSJV dedicam-se ao estudo criterioso da Educação Profissional em Saúde e da relação Trabalho-Educação em suas implicações econômicas, epistemológicas, políticas, históricas e pedagógicas, proporcionando ao professor conhecimentos que o ajudem a ser sujeito de uma ação docente crítico-emancipatória, em contraste com a racionalidade utilitarista instrumental de que esta modalidade de educação freqüentemente é revestida, devido a seus vínculos diretos com o mercado.

No caso da Saúde, o movimento da Reforma Sanitária Brasileira trouxe uma importante preocupação com a formação de seus trabalhadores, o que fez com que a Educação Profissional em Saúde se tornasse uma necessidade política e social, decorrente do processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS). A pós-graduação da EPSJV busca, então, contribuir para a consolidação de políticas que compreendam a formação de trabalhadores em saúde como um direito e uma necessidade social.

A pós-graduação representa, assim, mais uma iniciativa da EPSJV no sentido de promover a concepção de educação politécnica, que significa a ruptura com um modelo dualista de educação, no qual o trabalhador tem acesso apenas a saberes instrumentais que lhe permitam desempenhar tecnicamente suas funções produtivas.

A EPSJV se reserva o direito de ampliar o número de vagas e/ou reservar cota de vagas para instituições com as quais a Fiocruz mantém acordo de cooperação técnica nacional ou internacional.


Coordenação do Programa de Pós-Graduação da EPSJV

Coordenador:
Marcela Alejandra Pronko

Coordenadores adjuntos: Ana Cristina Gonçalves Vaz dos Reis
                                          Marco Antonio Carvalho Santos