Saberes e práticas pedagógicas dos enfermeiros que atuam como docentes nos cursos técnicos em Enfermagem na Escola de Formação em Saúde – EFO São José-SC
O estudo realizado mostrou que há uma mentalidade enraizada que diz que para ser o professor de disciplinas ou educação tecnológica, mostra-se suficiente o conhecimento dos conteúdos que serão lecionados, em detrimento do conhecimento pedagógico. As políticas educacionais voltadas à formação docente da educação profissional e tecnológica não se mostram suficientes por não abrangerem um quantitativo expressivo de profissionais que atuam nas escolas técnicas do SUS, sobretudo na EFOS – escola de Formação em Saúde do estado de SC, onde foi realizada a presente pesquisa, tendo como objeto de estudo os enfermeiros docentes que atuam nos cursos técnicos de enfermagem. Neste estudo optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, que é aquela onde os dados são coletados através de interações sociais e analisados pelo pesquisador. Justifica-se a escolha pela abordagem qualitativa de natureza aplicada, uma vez que, são os sujeitos deste estudo que fornecerão os elementos da investigação e a pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Analisar e compreender os saberes e práticas docentes configura-se como elemento a ser descoberto e descrito, caracterizando desta forma um estudo de caso. As etapas desta pesquisa compreenderam a revisão bibliográfica e o conteúdo das entrevistas realizadas com os enfermeiros docentes da Efos – SC. Na análise conseguimos confirmar a ausência de formação e conhecimento pedagógico dos enfermeiros docentes que atuam na formação dos técnicos em enfermagem em uma escola de SC. A fala dos enfermeiros é clara, reconhecem que existe a necessidade de tal conhecimento e se mostram dispostos a aperfeiçoar sua prática docente e pedagógica caso seja oportunizado.