A narrativa como estratégia de formação na educação em saúde

 

Aborda a utilização da Narrativa Coletiva como estratégia de formação de trabalhadores, na Educação Profissional em Saúde a partir dos cursos do Projeto “REDE SAMPA – Saúde Mental Paulistana” oferecidos pela Escola Municipal de Saúde/SP. Contribui para o campo da Educação em Saúde como um dispositivo de transformação da prática e do cuidado ofertado pelos trabalhadores das Redes de Atenção à saúde na cidade de São Paulo. Relata o processo de construção da Narrativa Coletiva como estratégia para o desenvolvimento da reflexão sobre a própria prática. Trata da utilização da Wiki, um recurso da plataforma Moodle®, que viabilizou a construção de um texto coletivo. Desenvolve uma investigação narrativa a respeito do impacto desta estratégia no processo formativo de docentes e alunos dos cursos por meio de entrevistas e de grupos focais. Apresenta como resultado uma narrativa do processo de transformação ocorrido entre o momento de planejamento até a finalização das Narrativas Coletivas pelos alunos e seus docentes, definindo-a como um texto colaborativo, construído ao longo do processo educativo/formativo, com suporte da ferramenta Wiki visando à reflexão do processo vivido.

Data: 
2019
Autor: 
Cláudia Regina Graziano de Moraes e Abreu